Os riscos do celular conectado na tomada
Você já deve ter ouvido diversas histórias sobre celulares explodindo nas mais variadas situações. Mas será que o risco existe para todos os aparelhos? Na verdade, o problema não está no smartphone em si, mas na bateria.
Não são poucas as pessoas que utilizam seus celulares enquanto estão carregando sua bateria. Mas mexer em aparelhos eletrônicos enquanto eles estão sendo carregados pode trazer uma série de riscos, e principalmente pode causar uma explosão ou descarga elétrica, ou também diminuir a vida útil do aparelho.
Quando um celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, então todo cuidado é pouco para evitar esse superaquecimento. O ideal, portanto, é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver sob condições de calor extremo.
Os casos de descargas elétricas acontecem pelo processo de conversão de energia que o carregador faz. Quando conectado à tomada, o celular recebe uma carga baixa de energia, sendo que cabe ao carregador fazer a conversão para a baixa tensão.
Como os smartphones não são aptos para receberem alta tensão, essa energia acaba sendo transmitida para o usuário caso o carregador tiver uma falha de isolamento.
É importante tomar algumas precauções no momento de carregar o celular. Diversos casos de explosões de aparelhos já foram registrados, sendo que o superaquecimento de aparelhos pode também causar incêndios. Como carregar o celular antes de dormir é um hábito comum, especialistas recomendam que o aparelho fique a uma distância segura.
Notebooks também já registraram problemas de explosões e incêndios, portanto a atenção deve ser muito séria nestes momentos.
Fones de ouvido. Caso esteja com fones de ouvido, esse usuário receberá uma carga direcionada diretamente para suas orelhas, algo que torna esse tipo de utilização ainda mais perigoso.