Notícias da Diocese › 04/03/2018

Ordenados novos diáconos transitórios na Diocese

Inspirados na passagem do Evangelho de Lucas 22, 27: “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve”, os jovens Daniel Adão Lopes e Washington Carlos A. M. Silva, foram ordenados diáconos transitórios na manhã do dia 24 de fevereiro, na Catedral Diocesana de São Dimas, em celebração eucarística presidida por Dom Cesar Teixeira. Daniel nasceu no dia 4 de setembro de 1989, em São José dos Campos.

Filho de Maria da Conceição Adão Lopes e Donato Lopes, é o caçula de três irmãos. Sua comunidade paroquial de origem é a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São José dos Campos. Diácono Daniel ingressou no seminário no dia 21 de fevereiro de 2010.

Washington é filho de Antonio Carlos da Cunha Silva e Ana Lúcia de Moraes Silva e tem 4 irmãos. Nasceu no dia 29 de agosto de 1988, em São José dos Campos. Sua comunidade paroquial de origem é a Paróquia São Benedito, do Alto da Ponte, em São José dos Campos. Diácono Washington também ingressou no seminário no dia 21 de fevereiro de 2010.

Até a ordenação presbiteral, os diáconos Daniel e Washington permanecerão nas paróquias Santo Antônio e Santa Branca, respectivamente, como explica Pe. Rogério Felix, reitor do seminário de teologia e coordenador da Pastoral Vocacional.

“Estamos muitos felizes pela ordenação. A partir de agora eles vão para as paróquias destinadas pelo bispo para exercerem o ministério diaconal e animar as comunidades. Na convivência com os párocos, terão contato com o trabalho administrativo e pastoral e o dia a dia da paróquia. A vivência do Ano Pastoral significa um período de aquisição de mais conhecimento sobre a pastoral da Igreja e a vida de uma paróquia”, explica Padre Rogério.

Ordenação Diaconal - Daniel e Washington

O que são os diáconos transitórios? São aqueles que recebem o primeiro grau da ordem em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal. Os diáconos permanentes são homens que se sentem chamados a desempenhar a função de serviço proposta ao ministério diaconal. Podem ser admitidos homens casados e solteiros, sendo que os solteiros viverão o celibato.