Notícias da Diocese › 20/01/2022

Ordenação Diaconal de quatro seminaristas em 2022

No dia 18 de fevereiro de 2022, às 19h30, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus. Serão ordenados diáconos transitórios os seminaristas Cristian Cassiano de Macedo, Marcelino Heitor Nunes Tomé, Matheus Torres da Silva e Robert José Ribeiro. O lema de ordenação deles será “Chamou os que Ele quis, para permanecerem com Ele” (cf. Mc 3, 13-14).

Em preparação para esse momento especial, eles estão organizando uma Semana Vocacional de 14 a 17 de fevereiro, às 19h, todos os dias. Cada dia na paróquia de origem de cada candidato ao diaconato transitório, no dia 14/02 na Catedral São Dimas, 15/02 na Paróquia N. Sra. de Fátima – Jd. Oriente, 16/02 na Paróquia São José Operário – SJC e 17/02 na Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos.

Conheça a trajetória deles:

Cristian Cassiano de Macedo

Nascido no dia 03 de julho de 1977, é filho de Dirce Vieira de Macedo e Pedro Moura Cassiano (in memorian). Tem duas irmãs, Cristiane Vieira de Macedo e Maria Gorete Cassiano dos Santos e oito irmãos, Ricardo Vieira de Macedo, Fábio Cassiano de Macedo, Rodrigo Cassiano de Macedo, Paulo Henrique Cassiano, Pedro Luiz Cassiano, Marco Aurélio Moura Cassiano, Sergio Roberto Moura Cassiano e André Moura Cassiano.

Sua paróquia de origem é a Paróquia Maria Auxiliadora dos Cristãos, em Jacareí. Entrou para o Seminário em 2010, em João Pessoa – PB, e em 2018, ingressou na Diocese de São José dos Campos.

Fez trabalhos pastorais nas paróquias: Espírito Santo (2018-2019) e Nossa Senhora da Soledade (2020-2021). Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Santa Branca.

“Abençoado povo de Deus da nossa querida Diocese de São José dos Campos, venho convidá-los para celebrarem comigo e com meus irmãos, Matheus, Marcelino e Robert nossa ordenação diaconal. Sua presença e orações fará com que esse momento seja ainda mais feliz”.

Marcelino Heitor Nunes Tomé

Nascido no dia 07 de outubro de 1996, é filho de Rita Márcia de Cássia Nunes e Marcelino Heitor Tomé. Tem uma irmã, Miriam Caroline Tomé e um irmão, Marcos Vinicius Nunes Tomé.

Sua paróquia de origem é a Paróquia Catedral São Dimas, em São José dos Campos. Entrou para o Seminário em 2014.

Fez trabalhos pastorais nas paróquias: Nossa Senhora da Santíssima Trindade (2014-2015), Nossa Senhora de Fátima – Altos de Santana (2016-2017), Santa Inês (2018-2019) e São Silvestre (2020-2021). Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Coração de Jesus, no Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos.

“Jesus chamou os que Ele quis, para permanecer com Ele” (Mc 3, 13-14).  Seremos ordenados! Com a certeza que é essa a vontade de Deus em nossa vida, para estar com o Senhor e servi-Lo em seu povo amado. É chegada a hora. Com uma alegria transbordante, queremos agradecer o carinho de suas orações e motivações nesta caminhada, convidando vocês para rezarem e viverem esse momento especial de nossas vidas, junto conosco”.

Matheus Torres da Silva

Nascido no dia 25 de maio de 1994, é filho de Rejane Maria Torres da Silva e Vladimir Antônio da Silva. Tem uma irmã, Amanda Torres da Silva e três irmãos, Murilo Dias Camargo, Lucas Torres da Silva e Gabriel Torres da Silva.

Sua paróquia de origem é a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Oriente, em São José dos Campos. Entrou para o Seminário em 2014.

Fez trabalhos pastorais nas paróquias: Coração de Jesus (2014-2015), São João Bosco (2016-2017), Santo Agostinho (2018-2019) e Santa Branca (2020-2021). Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia Nossa Senhora da Santíssima Trindade, em Jacareí.

“Queridos amigos, expressamos nossa imensa gratidão a cada um que, de alguma maneira, se fez presente em nossa caminhada de discernimento vocacional nesses últimos 8 anos. Foram diversos os momentos de alegrias e dificuldades em que, bem sabemos, foram suas orações que nos ajudaram a permanecer no chamado de Deus e a responder o nosso sim diário. Um dos frutos da oração e ajuda material de vocês será verificado com nossa ordenação diaconal, para o que temos a alegria de convidá-los para celebrar conosco. A missão não pára e, por isso, pedimos que continuem firmes na oração por nós que seremos ordenados, mas também por todas as vocações da Igreja. Que Maria Santíssima, a Senhora das vocações também interceda por sua vida e vocação”.

Robert José Ribeiro

Nascido no dia 18 de fevereiro de 1989, é filho de Fátima Aparecida Silva Ribeiro e José Mauro Ribeiro. Tem um irmão, Renato Ribeiro e três irmãs, Roseane Ribeiro, Roselene Ribeiro e Regiane Ribeiro.

Sua paróquia de origem é a Paróquia São José Operário, Vila Paiva, em São José dos Campos. Entrou para o Seminário em 2014.

Fez trabalhos pastorais nas paróquias: Coração Eucarístico de Jesus (2014), Santa Branca (2015 – 2016), São Bento (2017 – 2018), Catedral de São Dimas (2019 – 2020), São José Operário – Jacareí (2021). Seu ano pastoral, enquanto diácono transitório, será na Paróquia São Sebastião, na Vila Industrial, em São José dos Campos.

“‘Somos todos irmãos’. Na alegria de celebrarmos como povo de Deus, comunidade de irmãos e irmãs, que se reúnem para louvar e agradecer a Deus, por tantas graças e bênçãos derramadas sobre nós e sobre a nossa diocese. Ainda estamos em clima de festa pelos 40 anos de fundação de nossa querida diocese de São José dos Campos. Nesse clima festivo convido a todos para a celebração em que eu e os meus irmãos, Cristian, Matheus e Marcelino, filhos desta querida diocese, seremos ordenados diáconos transitórios, para servir a nossa Igreja local e a Igreja presente em todo o mundo”.