Obrigado, professor!
Eu faço parte de uma geração que tinha um grande respeito pelo professor. Eu me lembro quando a professora ou o professor entrava na sala de aula, todos nós ficávamos de pé. Não era simplesmente uma boa educação, era uma atitude de reverência e gratidão. Víamos em nossos professores, rígidos muitas vezes, pessoas abnegadas, que davam a sua vida pela educação para nos fazer melhores.
Lembro com saudade da minha primeira professora, dona Teresinha, que além de ter me ensinado o bê-á-bá também me falou de coisas de Deus. Aos sábados, à tarde, ela nos dava catequese. Uma catequese simples, básica. Do seu jeito, ela nos falava a respeito do amor de Deus. Mas não era somente de catequese que ela falava. Ela falava também de valores. Valores para a vida como respeito aos pais, respeito à pátria.
Tínhamos um respeito reverente à pátria, ao Brasil. Na Semana da Pátria usávamos as cores verde e amarelo, uma fitinha presa no ombro, todos os dias havia o hasteamento da bandeira, cantávamos o Hino Nacional, com muito respeito ao Brasil e ao seu símbolo maior: a bandeira.
Eu sei que hoje nós vivemos tempos diferentes, mas eu penso que o professor merece o mesmo respeito; uma reverência, gratidão e carinho da nossa parte, de todos nós e, principalmente dos seus alunos.
É lamentável o que ouvimos falar de alunos que desrespeitam os professores em sala de aula. De alunos que agridem até mesmo verbalmente e, outras vezes, até fisicamente os seus professores. Pessoas que não entendem o valor de um ser humano que se dedica ao outro para ajudá-lo a crescer, ser melhor pessoa e cidadão.
Veja que Deus sempre proporcionou, nas Sagradas Escrituras, professores. E o maior de todos eles: o Mestre dos Mestres, Jesus, foi um excelente professor que, com carinho e firmeza, com convicção, apresentava conteúdos de vida, valores universais. Eu creio que Jesus é o modelo para todo e qualquer professor que quer fazer a diferença no mundo, principalmente no mundo dos seus alunos.
Que os professores não desanimem diante de tanta ingratidão e incompreensão. Que continuem com a nobre missão de ensinar mais do que letras, história, matemática, geografia ou qualquer outra matéria, mas ensinar vida. Hoje, mais do que nunca, nós precisamos de pessoas formadas em vida, no respeito a Deus, aos outros e a pátria. Deus abençoe todos os professores.
Todos nós temos uma imensa dívida de gratidão com vocês.
Pe. Luis Fernando Soares
Pároco da Paróquia Espírito Santo
.
..