Notícias da Diocese › 12/05/2020

O trabalho da Pascom em tempos de pandemia

Este tempo novo e diferente que estamos vivendo nos faz estar cada vez mais presentes nas casas e na vida das pessoas, mas de um jeito novo: por meio das mídias sociais. A Igreja Católica sempre usou dos meios de comunicação como uma rica ferramenta de evangelização, de missão e de solidariedade. Este tempo de pandemia reforçou a importância do uso das mídias sociais para as celebrações litúrgicas e outras atividades como reuniões, terços, orações etc., tudo on-line.

A Equipe de Análise de Conjuntura Eclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em carta divulgada no início de maio, afirmou ter descoberto uma nova forma de estar presente nas casas, nas famílias e na vida das pessoas. “E as pessoas descobriram este novo modo de presença, de participação na vida da comunidade”.

Na carta, a Equipe reconhece que “a PASCOM (Pastoral da Comunicação) tornou-se uma pastoral fundamental na vida das Dioceses, Paróquias e Comunidades. É um passo que foi dado e que não poderá retroceder. Porém, nossas celebrações, voltarão a ser presenciais”. Continuando afirma que “o uso das mídias sociais deverá continuar a ser um grande elemento da presença da Igreja, de evangelização, de missão, de oração com o nosso povo, de promoção da caridade e solidariedade. Este caminho exigirá maior investimento nas PASCOM, na aquisição de materiais e de formação de pessoas especializadas”, afirma.

A Pascom de cada paróquia de nossa Diocese está fazendo um valioso trabalho, no que diz respeito à Igreja Doméstica. Mais do que nunca, a Pastoral da Comunicação é de fundamental importância para manter viva a fé e o sentido de pertença eclesial dos fiéis.

Além das Missas, momentos de orações, Adorações ao Santíssimo Sacramento e outras atividades estão sendo organizadas, sem a presença de fiéis, mas que são convidados a acompanhar pelos meios de comunicação e plataformas digitais.

A Pascom Brasil, no mês de março, enviou um texto aos agentes, que dizia: “A hora é de voltar para casa. É hora de ver, de sentir compaixão e de cuidar.

Na nossa casa, nós também somos Igreja. A Pascom Brasil volta para casa, porque acredita que logo tudo vai ficar bem!”

Em vídeo-mensagem para os agentes da Pascom, o bispo diocesano Dom Cesar Teixeira agradeceu ao serviço que as equipes de cada paróquia estão prestando nas comunidades, neste tempo em especial.

“Vocês são os anjos de Deus da comunicação da nossa Diocese. Muito obrigado! Deus abençoe a todos! Continuem firmes neste tempo necessário de uma comunicação mais cuidadosa das coisas de Deus e que possa chegar naqueles que precisam e querem acompanhar as orações, as celebrações e tudo aquilo que nossa fé nos anima a participar”, disse Dom Cesar.

Os agentes e profissionais de comunicação católicos devem redobrar os cuidados com a saúde, seguindo, atentamente, as recomendações das autoridades competentes, no que diz respeito aos cuidados pessoais e coletivos.

Aqui manifestamos nosso agradecimento a todos os agentes da Pastoral da Comunicação, que estão sendo de suma importância para todos os fiéis da Diocese de São José dos Campos. Muito obrigado! Que Deus os ilumine nesse trabalho!