O professor e os valores
[dropcap]A[/dropcap]o professor cabe a responsabilidade não só da formação intelectual do aluno, mas também do despertar nele o interesse por uma vida moral, plena de valores. Mais que memorizar conteúdos sem significado, interiorizar um conhecimento crítico, que favoreça a reflexão, é o que interessa. Valores, hábitos que favoreçam a construção de uma sólida base de sustentação para toda a vida não serão possíveis se a escola não agir em conjunto com a família, a partir da Educação Infantil. Educação Infantil, porque é nessa fase que grande parte do processo de educação da criança na escola tem início. Início, não fim, porque a formação é gradual, crescente, ininterruptamente, durante a vida.
Todo indivíduo, em especial o aluno, necessita de bases morais bem definidas, para que saiba como proceder ao se deparar com pequenos ou grandes problemas, questionando o que não lhe é aceito e nem aceite tudo o que lhe é colocado.
É de extrema importância que todo educador tenha a consciência de transmitir princípios para seus alunos, visto que esses serão norteadores de sua própria vida, inclusive colocando seu ponto de vista diante de uma determinada situação (Cf. Elen Campos Caiado).
Educação escolar desvinculada da família não dá certo. Embora saibamos que “Educação é dever do Estado e direito do cidadão”, a educação começa na família. Os pais receberam de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. Aqueles que amam ao Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores dos males que o mundo oferece.
Oferecer uma formação cristã aos filhos, é um grave dever dos pais. Se a família quiser e se empenhar, a escola será obrigada a oferecê-la, pois a Constituição Federal assim determina. A educação cristã de nossos filhos deve ser de suma importância para nós, tanto quanto a educação secular nas escolas. Valores cristãos, por que não?
Parabéns, professores(as) pelo Dia do Professor! Deus os proteja muito e sempre!
Diác José Aparecido de Oliveira
assessor Diocesano da Pastoral da Educação