O Papa Francisco nomeou três novos bispos para o Brasil

Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa como novo Bispo de Colatina (ES)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o novo bispo diocesano de Colatina (ES). Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, da arquidiocese de Mariana (MG) irá assumir a diocese capixaba vacante desde a nomeação de dom Wladimir Lopes Dias para a diocese de Lorena (SP), em janeiro deste ano. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado brasileiro. Cônego Lauro Sérgio é, atualmente, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), na arquidiocese de Mariana. Ele exerceu, desde 2017, a função de diretor executivo da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana (Fundarq).

Padre Joel Maria dos Santos como bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG)

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 27 de outubro, o padre Joel Maria dos Santos, 55 anos, como bispo-auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG).  Monsenhor Joel é pároco da paróquia Santíssima Trindade, na capital mineira, e, desde dezembro de 2016, também exerce a função de Vigário Episcopal para a Ação Pastoral naquela Igreja particular.

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros como novo bispo de Camaçari (BA)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 27 de outubro, o pedido de renúncia apresentado por dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Presidência da CNBB saudou o novo bispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.