Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

O Papa: a terra está em ruínas, construamos a Casa comum

Um post de Francisco na conta @Pontifex fala sobre o Dia da Terra: “A nossa geração deixou em herança muitas riquezas, mas não soubemos salvaguardar o planeta e não preservamos a paz”. O apelo aos “artífices” que se preocupam com o mundo para que o protejam. Na Itália, o Dia da Terra foi celebrado durante todo o dia ao vivo na TV, na Raiplay e no Vatican News, com a maratona multimídia #OnePeopleOnePlanet, focada em questões de proteção ambiental com um rico programa de conexões.

Uma terra cheia de riquezas, uma terra em ruínas. Uma contradição apenas aparente, basta olhar para a história recente e para as notícias. No Dia da Terra celebrado nesta segunda-feira, 22 de abril, o Papa Francisco postou em sua conta @Pontifex este tuíte: “A nossa geração deixou em herança muitas riquezas, mas não soubemos salvaguardar o planeta e não preservamos a paz. Somos chamados a tornar-nos artífices e construtores da casa comum, a Terra, que “está em ruínas”. #EarthDay”.

A maratona multimídia

As palavras de Francisco estão ecoando por toda parte no dia em que vários eventos globais estão aumentando o nível de atenção sobre as questões ambientais. Na Itália, é o caso da maratona multimídia #OnePeopleOnePlanet – transmitida ao vivo desde o começo da manhã pelo portal Vatican News e pela Raiplay – que marcou os dias da Aldeia pela Terra, realizada de 18 a 21 de maio em Roma, no cenário verde da Villa Borghese e do Pincio. A maratona multimídia #OnePeopleOnePlanet nasceu como um formato quando a pandemia congelou repentinamente todos os eventos ao vivo e o Dia da Terra foi privado das multidões, em Roma, reunidas para acompanhar debates, música e entretenimento sobre o tema da proteção ambiental. Terminada a paralisia da Covid, esse formato permaneceu como um legado, uma forma de contar o profundo significado da ecologia integral, aquele valor – lembra o Papa – que afirma que a terra se salva se o homem for salvo.

Ao vivo sem parar até a noite

Aos cuidados do Dia da Terra Itália e do Movimento dos Focolares, também este ano a maratona multimídia #OnePeopleOnePlanet oferece um rico programa de debates e conteúdos informativos e culturais sobre um tema agora inevitável em qualquer latitude e para qualquer sistema social. Depois dos dias da Aldeia pela Terra e do Festival de Inovabilidade “Impacta Perturbe” – que contou com a passagem de cerca de 300 mil pessoas de quinta-feira passada até o último domingo e mais de 600 eventos entre oficinas lúdicas e educativas, encontros e conferências sobre os temas da sustentabilidade  ambiental – a maratona multimídia #OnePeopleOnePlanet propõe um mosaico de temas que “leem” os temas do ambiente e do clima do ponto de vista da ciência, da economia, da cultura e da governança, abrangendo também o mundo do esporte, da arte e da tradição, com conexões e interconexões com vários países do mundo.

Um encontro, escrevem os organizadores, “para denunciar as muitas questões ambientais que ainda não foram resolvidas, mas, ao mesmo tempo, para contar as muitas iniciativas que os cidadãos, as escolas, as associações, as empresas e todos os componentes da sociedade estão implementando para colocar a Itália e o mundo de volta no caminho do desenvolvimento sustentável”.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]