Nova configuração do território da Igreja no Brasil e alterações no Episcopado Brasileiro

O Santo Padre reestruturou a Arquidiocese de Belém do Pará, suprimindo a Prelazia do Xingu e, de todo o seu território ao qual foi incorporado um município da diocese de Marabá. Criando duas novas Dioceses:

A Diocese de Xingu-Altamira, na qual foi nomeado o primeiro Bispo: Dom João Muniz Alves.

E a Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, onde foi nomeado seu primeiro Bispo: o Padre Jesús María López Mauléon, até então pároco da Arquidiocese de Fortaleza.

O Papa também criou a Arquidiocese de Santarém, no Pará, elevando à Igreja Metropolitana, nomeando então o primeiro Arcebispo:

Dom Irineu Roman, sendo transferido de Belém do Pará, onde era Bispo Auxiliar. Pertencem a nova Arquidiocese as Igrejas particulares de Óbidos, a Prelazia de Itaituba e as novas dioceses de Xingu-Altamira e Alto Xingu-Tucumã.