Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 02/07/2020

Nota de Falecimento – Monsenhor Ernesto Cunha

Com pesar comunicamos o falecimento do Monsenhor Ernesto Cunha, pároco emérito da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, no bairro Vista Verde, em São José dos Campos.

Devido a Pandemia do Coronavírus, não haverá o velório e Missa de corpo presente. O Sepultamento será de forma privada às 10h no Cemitério Horto da Paz.

.

MONSENHOR ERNESTO CUNHA
“Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13)

Monsenhor Ernesto Cunha nasceu em 16 de setembro de 1919, em Jambeiro/SP. Filho de José Pinto da Cunha e Herminda Angelica de Barros. Recebeu os Sacramentos da Iniciação Cristã na Igreja Matriz de sua cidade natal – Paróquia Nossa Senhora das Dores, tendo Pe. Celestino Figueiredo como celebrante. Foi batizado em 10 de novembro de 1919.

Antes de ingressar para o seminário, Monsenhor Ernesto fez o ensino fundamental na Escola Coronel Joaquim Franco de Almeida. Em 1938 entrou para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté/SP, onde cursou o segundo grau, hoje conhecido como ensino médio.

Em 1948 concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na Capital Paulista.

Em 8 de dezembro de 1948, na Capela da Casa Geral das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos/SP, foi ordenado diácono transitório por Dom Francisco Borja do Amaral, bispo de Taubaté. Em 18 de dezembro de 1948 recebeu a ordem do presbiterado no mesmo local também por Dom Francisco, passando assim a ser incardinado na Diocese de Taubaté. Adotou como lema presbiteral a passagem da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece” (Fl 4, 13). Em 1981 com a criação da Diocese de São José dos Campos se incardinou na nova Igreja Particular.

Durante seu ministério presbiteral, atuou como vigário nas igrejas Santo Antônio, em Paraibuna; Imaculada Conceição, em Jacareí; Nossa Senhora do Patrocínio, em Igaratá e Santa Isabel, na cidade de Santa Isabel.

Foi pároco por 25 anos da Paróquia São Dimas, na região central de São Jose dos Campos e por 15 anos da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, na zona leste da cidade.

Também atuou como Capelão das Casas Pias, em Taubaté; professor no Seminário Diocesano Santo Antônio, também em Taubaté e foi auxiliar de Monsenhor Osvaldo Bindão, secretário do bispado. Lecionou latim no Colégio Estadual, em Araçatuba/SP; no Seminário Diocesano de Lins/SP e no Colégio Coração de Jesus, em Cafelândia/SP.

Após 71 anos de ordenação presbiteral, Monsenhor Ernesto Cunha falece em 02 de julho de 2020.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

18 Comentários para “Nota de Falecimento – Monsenhor Ernesto Cunha”

  1. Mercia Lunardi Mineiro disse:

    Meus sinceros sentimentos Deus console a família e o receba em sua glória

  2. Cristóvão disse:

    Meus mais profundos sentimentos. Padre Ernesto: A vida inteira consagrada a Deus e a Igreja. Está junto de Deus.

  3. M Fatima Almeida Nascimento disse:

    Padre Ernesto uma das mais nobres almas que conheci na vida. Era primo de minha mãe. Que descanse em paz junto ao Pai.

  4. Carina dos Santos disse:

    Meus sentimentos a toda família que Deus conforte o coração de cada um. Que ele descanse em paz junto a Deus pai .

  5. Elaine Cristina F.Machado MACHADO disse:

    Obrigado monsenhor Ernesto ,pela sua missão aqui na terra e agradeço a Deus por ele ter passado em nossas vidas ( da minha família) onde recebi pela 1 confissão, 1 vez corpo de cristo o crisma ….meus sentimentos a toda família .

  6. Márcia Cristina da Costa Silva disse:

    . Padre Ernesto com uma simplicidade única. Sempre com carinho ao falar. Que o Senhor dê o descanso eterno de sua alma.

  7. Renato miranda disse:

    Só podemos agradecer a este padre pelo sim ao seu chamado mesmo triste neste vazio da diocese SJC louvamos a Deus por esta riqueza a nossa comunidade descanse em paz padre

  8. Bem -Aventurado é o Monsenhor Ernesto , Não deixará de existir em nossa lembrança e nossos corações.✝❤

  9. João Alberto dá Silva disse:

    Pe,Ernesto, santo aqui na terra e junta com santos do céu.

  10. Antônio Lima disse:

    Bom dia! Minhas condolências aos seus parentes e amigos no presbítero. Pe. Ernesto foi um grande amigo, deixa mta saudades confessei mtas vezes c ele em sua casa na Vila Industrial. Tive a graça de dirigir p ele em várias ocasiões, uma das vezes chegamos ir em Itaquera-sp no hospital Sta. Marcelina, onde sua irmã foi Freira. É neste mesmo dia conhecemos o Estádio do Corinthians graças ao Pe. Ernesto, tbm estive na Missa do Centenário no B: Vista Verde. Tenho boas recordações deixa mta saudades. Que Deus o tenha.

  11. Deus o recompense pelas inúmeras vezes que nos Deus sua bênção, e nos trouxe Jesus na Santa Eucaristia. Até um dia na pátria celeste grande amigo.

  12. Maria Dulce Brandão disse:

    A nossa Diocese, perde um grande amigo, que fez a História, da hoje, Catedral de S. Dimas. Com a morte de Mons. Ascânio Brandão, em 1956, ele assumiu a então, Paróquia de s. Dimas e logo iniciou a construção da nova Igreja, que hj é a Catedral da nossa Diocese. Hoje, ele está em festa no céu, com seus antecesores. Descanse em Paz, amigo.

  13. Deixará Saldades, minha primeira confissão e primeira comunhão, me lembro como se fosse hoje na escola Alceu Maynard de Araújo. Você incentivou muitas crianças e adolescentes, através do futsal( professor Anderson) a fazer a catequese e a primeira comunhão
    Com certeza você está nos braços de Deus .
    Obrigado padre Ernesto pela oportunidade de te conhecer.

  14. Meu muito obrigado a Deus por ter conhecido um padre como o padre Ernesto. Homem santo. Não vou me esquecer jamais as palavras dele na missa na igreja da Rosa Mística em Jambeiro. Que perdoava o rapaz que tinha agredido e roubado o primeiro cálice dele. Nossa como ele era sábio. Obrigada meu Deus. Sei que esta alma esta na Glória.

  15. Durante longo 15 anos, o saudoso Padre Monsenhor Ernesto Cunha foi o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, Bairro Vista Verde, na zona leste da nossa cidade. A morte, é o desfecho que aguarda a vida de todos nós, e é uma certeza e uma sentença que a maioria se esforça por ignorar. Talvez por isso ela atinge tão violentamente os corações desprevenidos quando lhes rouba uma pessoa muito amada e querida, como o nosso ilustre e emérito pároco Monsenhor Ernesto. Deus, em toda a Sua sabedoria, dá-nos vida para depois tirar, no momento que lhe aprouver, Ele tem razões que nos são ocultas e incompreensíveis, mas nós devemos, sempre, confiar e tentar aceitar os Seus desígnios. Descanse na paz celestial com os amigos e familiares que já se foram, com os Anjos e Santos, na presença do nosso Criador, Deus Pai, amém! … São José dos Campos, 02 de julho de 2020 … Domingos Vicente Malhone – Presidente da SAVIVER.

  16. Rosângela Alves dos Santos disse:

    Meus sentimentos, além dele ter feito o casamento de minha mãe, e tbm me batizou, e fez o meu primeiro casamento! Que DEUS o receba de braços abertos!!!!

  17. Irineu Gutierrez Jr disse:

    Grande Homem de Deus, nos deixa ótimas lembranças de seu longo ministério. Descanse nos braços do Senhor querido Padre.

  18. Luiz Galeote Ywasaki disse:

    Fui seu coroinha em 1965 antes de eu entrar no Seminario Servitas.Hoje sou veterinário e sinto muitas saudades daquele tempo.Ele está em ótimo lugar ao lado do Senhor.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]