Nota de Falecimento – Cardeal Claudio Hummes

A Diocese de São José dos Campos se solidariza a Arquidiocese de São Paulo, pelo falecimento de seu arcebispo emérito: Cardeal Claudio Hummes, na data de hoje, 4 de julho.

Um grande homem de Deus que muito se doou pela Igreja. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

A Arquidiocese de São Paulo informa que os ritos fúnebres do Cardeal Dom Claudio Hummes, serão realizados na Catedral Metropolitana de São Paulo, com início às 19h desta segunda-feira (4), e se estenderão até quarta-feira (6), encerrando com missa de encomendação às 10h, seguida de sepultamento, que será realizado na Cripta da Catedral.

Programação completa do funeral:

Segunda Feira, 04/07
19h: Acolhida do corpo e início do velório. Missas às 20h e 22h.
Terça-feira, 05/07
Missas nos seguintes horários: 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.
Quarta-feira, 06/07
Missas às 6h, 8h, e 10h, seguido do sepultamento na Cripta da Catedral.

S. E. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidirá missas com corpo presente nos seguintes horários: hoje segunda-feira(4) às 20h; terça-feira(5) às 12h e na quarta- feira(6) às 10h.

Confira abaixo a nota emitida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer:

NOTA DE PESAR E ESPERANÇA:
falecimento do Cardeal Claudio Hummes
Arcebispo emérito de São Paulo
e Prefeito emérito da Congregação para o Clero

Comunico, com grande pesar, o falecimento do Eminentíssimo Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, no dia de hoje, com a idade de 88 anos incompletos, após prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus.

Nascido em Salvador do Sul (RS), em 08.08.1934, entrou na vida religiosa da Ordem Franciscana dos Frades Menores; recebeu a ordenação sacerdotal em 3 de agosto de 1958 e a ordenação episcopal em 25 de maio de 1975. Foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo. Foi feito membro do Colégio Cardinalício pelo Papa São João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001. De 2006 a 2011 trabalhou ao lado do Papa Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero. De volta ao Brasil, ocupou a função de Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB, e da recém criada Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA).

Convido todos a elevarem preces a Deus em agradecimento pela vida operosa do falecido Cardeal Hummes e de sufrágio em seu favor, para que Deus o acolha e lhe dê a vida eterna, como creu e esperou. Deus acolha em suas moradas eternas nosso irmão falecido, cardeal Cláudio Hummes, e faça brilhar para ele a luz eterna.

Seu corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo, onde serão celebradas Santas Missas em diversos horários a serem oportunamente divulgados.

São Paulo, 04 de julho de 2022
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

2 Comentários para “Nota de Falecimento – Cardeal Claudio Hummes”

1. Nilda Moreira de Souza Dias disse:

Que o Senhor Deus o acolha e o receba com todo seu amor, e que ele tenha seu descanso eterno mais que merecido ao lado de nosso Pai eterno é de nossa Mãe Maria.
    Nilda Dias, coord. paroquial da PPI
    PAROQUIA SANTANA
    SJC, SP

2. Marcio de Melo Braga disse:

Que Deus tenha piedade de sua alma e o acolha em bom lugar.
    Requiem aeternam dona eis, Domine, et lux perpetua luceat eis. Requiescat in pace.

Marcio Braga (Paróquia São Sebastião)