Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 14/01/2014

Na luz de Deus caminhamos para a Luz

O episódio da visita dos Magos ao Menino Jesus, narrado pelo evangelista Mateus, revela, entre ouras coisas, o itinerário da vida humana: guiado pela luz de Deus o ser humano caminha para a Luz que é Cristo, em quem encontra o verdadeiro sentido de sua existência.

Criado em Cristo, o ser humano só encontra a si mesmo, no encontro com Jesus Cristo, mas para fazê-lo de fato, precisa da graça divina, cuja iniciativa e sustentação é indispensável para que tal objetivo seja alcançado.

Como é bom perceber que a caminhada humana não é feita às cegas, mas como realização de um plano maior, gerenciado pelo próprio Deus. Ao mesmo tempo, como isso é exigente, pois embora não seja uma caminhada na escuridão total, o é na penumbra da fé, pedindo de cada pessoa a atenção necessária para discernir os sinais divinos que a mantêm na direção correta.

Os sinais de Deus são discretos, pedindo fé da parte daqueles a quem são enviados. Muitas vezes esses sinais são dados por meio de conselhos e orientações vindos de pessoas comuns que, segundo o julgamento humano, nem tem autoridade para tanto. Outras vezes esses sinais estão nos acontecimentos da vida, corriqueiros ou até desprezíveis, como no caso do sofrimento, onde jamais se pensa encontrar alguma indicação segura para caminhar em direção à felicidade. Não é raro que a luz divina que orienta para a Luz sem ocaso, apareça também onde nunca se pensaria encontrá-la, isto é, nos erros que se cometem, como marca característica do ser humano.

O fato é que para o bem do ser humano, Deus serve-se de meios que podem parecer estranhos ou até absurdos, mas que revelam tão somente a sua sabedoria e pedagogia, extremamente singulares. Diante disso, afirmava Santo Agostinho: “Até no pecado me buscavas!”.

No início de um novo ano não falta aos corações o desejo de felicidade, de realização de bons projetos e de paz. Se isso tudo for buscado a partir da relação com Cristo, certamente não faltarão os auxílios divinos para que aconteça. Entretanto, tais auxílios, como luz que conduz para a Luz, muitas vezes serão dados de maneira velada, exigindo fé, pedindo atenção para serem percebidos e realizarem seu efeito.

Enquanto está a caminho da Luz o ser humano não está privado da claridade necessária para ver a estrada e as indicações para a meta. Entretanto a luminosidade que o conduz é apenas o reflexo da Luz nas coisas.

padre_enidei_evaldo_batista

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coordenador Diocesano de Pastoral e
Pároco da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.