Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Notícias da Diocese › 03/01/2022

Momentos marcantes da história da Diocese em 2021 (40 anos de história)

A cada década da história da Diocese de São José dos Campos, o Jornal Expressão destacou acontecimentos marcantes que a caracterizam, desde sua instalação. Na edição do mês de agosto, foi destacado o ano de 1981 (criação e instalação); na edição de setembro os 10 anos da Diocese, em 1991 e na edição de outubro a celebração dos 20 anos (2001). Na edição de novembro, sobre os 30 anos (2011) e agora em dezembro, sobre os 40 anos (2021). O objetivo desta pauta é aproximar os caros leitores da história diocesana, que também é sua história.

A Diocese de São José dos Campos completou 40 anos de instalação, no dia 1º de maio de 2021, solenidade de São José Operário. Devido à situação pandêmica, a programação inicial de uma grande celebração diocesana foi alterada. Assim sendo, a celebração do jubileu de esmeralda aconteceu do seguinte modo:

 

Celebração Jubilar Paroquial

De 28 a 30 de abril, as paróquias que compõem a Diocese de São José dos Campos, realizaram um Tríduo em honra a São José e em ação de graças pelos 40 anos da Diocese. No dia 1º de maio cada comunidade fez uma programação especial para celebrar o dia do patrono da diocese e o Quarentenário de nossa Igreja particular.

Dom Cesar celebrou na Catedral Diocesana São Dimas e fez o lançamento do Ebook comemorativo e o relançamento do Hino da Diocese.

.

.

.

Os preparativos da celebração dos 40 anos da Diocese:

Tema Central

«Somos todos irmãos» foi o tema escolhido por Dom Cesar, para o Jubileu de 40 anos da diocese. Extraído da última encíclica do Papa Francisco. «FRATELLI TUTTI»: escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor de Evangelho.

 

Logomarca dos 40 anos

A logomarca foi elaborada pelo Departamento de Comunicação, em parceria com o designer Murilo Moraes. Confira, abaixo, todos os elementos que compõem a identidade visual do evento.

A Cruz do Senhor, como no brasão da Diocese, é o centro de tudo, representando a centralidade do mistério de Cristo na vida da Diocese, pois “Jesus Cristo é a boa nova da salvação comunicada aos homens de ontem, de hoje e de sempre”, mas, ao mesmo tempo, Ele é também o primeiro e supremo evangelizador.

O Lírio de São José, recorda o padroeiro principal da Diocese, uma vez que “a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis”

O número 40 formado pela Cruz, representa toda a história da Diocese que tem como princípio a experiência do amor e da salvação de Cristo através de sua entrega na cruz e também como fim, que essa mensagem seja conhecida.

As seis estrelas representam as 6 cidades que compõem a Diocese de São José dos Campos.

Os desenhos abaixo da cruz representam os vales e montanhas e o centro urbano, componentes do contexto geográfico da Diocese. É nesta terra que todos os fiéis são chamados a se santificar e a evangelizar.

Presente na imagem, formado pelo zero, temos o cajado, lembrando a figura de guia e pastor de São José.

Por fim, a cor da imagem recorda a imagem de São José, Padroeiro da Diocese. Um amarelo que aos poucos cobre o verde, simbolizando Deus que escolheu São José e o cobriu com graças para prepara-lo para sua missão de pai, provedor e protetor da Sagrada Família de Nazaré.

 

Coro Diocesano Ir. Miria Kolling

Desde dezembro de 2020, sob a coordenação do maestro Leandro Evaristo, e preparação vocal de Patrícia Nessa, o Coro Diocesano Ir. Miria Kolling se dedicou aos ensaios dos cantos litúrgicos escolhidos para a solene celebração dos 40 anos da Diocese, prevista, incialmente, para o dia 1º de maio. O coro contou com 84 cantores de 37 Paróquias e a execução dos cantos foi enriquecida por uma mini orquestra composta por violinos, Piano, Harpa, trompete, flautas, violão, bateria, viola Caipira, percussão, contra baixo elétrico e Violoncelo. Os ensaios aconteceram no auditório da Faculdade Católica e na Catedral São Dimas.

 

Hino da Diocese

Foi composto em 2006, para a celebração do Jubileu de Prata da Diocese. O autor de sua letra é o Pe. Edinei Evaldo Batista e da melodia o músico Luidy Caldas, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Altos de Santana. Para a celebração dos 40 anos o hino teve algumas adequações em seu texto original e na sua melodia, bem como o acréscimo de arranjos que o tornaram mais belo e vibrante. Foi gravado pelo Coro Diocesano Ir. Miria Kolling e relançado no dia 1º de maio, na celebração jubilar paroquial da Catedral de São Dimas. Confira abaixo, a letra do Hino:

Dos campos férteis do nosso Vale,
Escolhidos desde toda a eternidade,
Pra ser Igreja: sinal do Reino,
Povo de Deus: graça e verdade!

Refrão.: Escolhidos, consagrados e enviados,
acolhendo a Tua Palavra em nossa história.
Caminhamos com alegria e esperança,
expressando em nossa vida a Tua glória.

Na esperança de amar e crer,
O batismo deu-nos esta vocação.
Nas diferenças unidos somos,
Em um só corpo, um só coração.

Em seis estrelas tua luz se vê,
Mostram tua graça e o teu poder.
Nossos ministros em seu servir,
Falam da essência do nosso ser.

Nossos pastores tua voz ecoam,
Nos conduzindo fieis a Jesus.
Nossos progressos de Ti nos vêm,
Cuidas e inspiras com tua luz.

Povo piedoso e participante,
Marcam a história e o nosso chão.
Grandes recursos e seus avanços,
Geram a vida em favor do irmão.

O patrocínio de São José,
Que tu nos deste agradecemos.
O testemunho do “homem justo”,
Com tua graça imitar queremos.

 

Brasão da Diocese

 

 

Criado em 2006, repaginado para a celebração dos 40 anos e reapresentado no dia 11 de junho de 2021 na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, durante a Missa Crismal.

.

.

.

Ebook da história da Diocese

Este texto que narra a história de nossa Diocese, de modo mais detalhado, foi lançado no dia 1º de maio. O Ebook conta como foi o caminho para a criação e a instalação da nossa Diocese, apresentando os principais documentos desse processo. Fala também dos bispos que tivemos até o momento e seus feitos mais marcantes. Nesse texto os leitores podem conhecer a história dos seminários da Diocese, o número de seminaristas que já passaram por eles e aqueles que foram ordenados padres. Por meio deste Ebook também é possível entrar em contato com um pouco da história de cada paróquia, o surgimento das Pastorais e Movimentos, bem como, com alguns momentos marcantes de nossa história diocesana. O Ebook pode ser acessado através do site da Diocese, num banner que em destaque para conduzir os internautas ao seu conteúdo.

Celebração Jubilar Diocesana

Na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no sábado, 20 de novembro, às 15h30, no Centro de Evangelização da Paróquia Coração de Jesus, foi realizada uma solene celebração. Cerca de 2 mil pessoas participaram representando toda a Diocese, para render glórias a Deus pelos 40 anos de bênçãos.

Contamos com a presença dos bispos que passaram por nossa Diocese: Dom Nelson Westrupp, SCJ (Bispo emérito de Santo André), que foi o 2º bispo diocesano e Dom Moacir Silva (Arcebispo de Ribeirão Preto) que foi o 3º bispo diocesano. Outros bispos também estiveram presentes: Dom Orlando Brandes (Arcebispo de Aparecida), Dom Dimas Lara (Arcebispo de Campo Grande – MT), Dom Pedro Luiz Stringhini (Bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB), Dom Antônio Carlos Altieri (Bispo emérito de Passo Fundo – RS) e Dom Wilson Luís (Bispo de Taubaté). Diversas autoridades estiveram presente neste momento: os prefeitos e os presidentes das câmeras municipais das seis cidades que compreendem a Diocese: São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Igaratá, Monteiro Lobato e Paraibuna. O comandante da Polícia Militar e também alguns juízes e advogados.

Nesse dia foi lançada a Revista Comemorativa dos 40 anos e a Liturgia contou com a presença do Coro Diocesano Ir. Miria Kolling, que se preparou desde dezembro de 2020 para esta celebração.

Devido à situação pandêmica, esse momento não foi aberto para todos os fiéis, mas cada pároco escolheu alguns representantes paroquiais que tiveram acesso ao evento através de uma pulseira de identificação. Toda Diocese pode acompanhar esse momento que foi transmitido pelas mídias sociais, Rádio Mensagem e Canção Nova.

Revista comemorativa

 

A revista conta um pouco da história de nossa Diocese, em seus principais personagens e elementos, enriquecida por textos esclarecedores e belas fotos. A revista foi lançada na celebração solene dos 40 anos da diocese, no dia 20 de novembro de 2021. Foi realizada a impressão de alguns exemplares, mas todos tem acesso no site da Diocese ao material preparado.

.

.

.

Inaugurações

  • Fazenda da Esperança – Casa Logos

 

 

A Diocese de São José dos Campos, na pessoa de seu bispo diocesano, Dom Cesar, inaugurou oficialmente, em Santa Branca, no domingo 24 de outubro, a Fazenda da Esperança Casa Logos.

.

.

.

.

  • Nova Ala do Seminário Diocesano

No dia 30 de novembro, ainda dentro da celebração dos 40 anos da Diocese de São José dos Campos foi inaugurada oficialmente a nova ala do Seminário Santa Teresinha, com a bênção e o descerramento da placa, durante a reunião geral do clero.

A nova construção conta com, aproximadamente, 700 metros quadrados. Esta ampliação teve como objetivo proporcionar mais comodidade aos que utilizam as suas dependências e espaços maiores para acomodar mais pessoas. O novo prédio é interligado com a antiga casa, por uma passarela superior no segundo pavimento. A residência tem um total de 29 quartos, sendo 16 quartos da antiga casa e 13 novos. O piso térreo do prédio em construção abriga a nova capela, refeitório e cozinha, reitoria e sala de formação.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]