Sociedade › 05/09/2019

Mitos X Verdades sobre Suicídio

Setembro é marcado pelo amarelo da Campanha de prevenção ao suicídio que acontece em todo país. Nosso Jornal Expressão trás nesse mês o símbolo da campanha logo na capa, para dizer que a Diocese de São José dos Campos luta pela vida e apoia essa iniciativa. Tanto que o Conselho Diocesano da Família realizou no último mês uma palestra sobre o tema: “Jovens x Suicídio (A crise no valor da vida)”, com a psicóloga Maria Clara Lobato.

Segundo a cartilha de prevenção ao suicídio do Ministério Público, o suicídio é um fenômeno complexo, multifatorial, que se configura como um problema de saúde pública. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. Além disso, cada morte desse tipo impacta aproximadamente outras seis pessoas.

“O impacto psicológico, social e financeiro do suicídio em uma família e comunidade é imensurável. Dessa forma, entendê-lo como uma questão de saúde e elaborar estratégias para sua prevenção é fundamental para preservar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas”, aponta o cartilha.

Trazemos para você: Mitos X Verdades a cerca do assunto, para que cada vez mais se possa prezar pela vida, desde o nascimento até a morte natural.