Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Missão Solidária Marista: 300 voluntários atuam no Paraná, Santa Catarina e São Paulo

As atividades focadas na educação para a solidariedade e voluntariado são realizadas desde 2005 em locais que apresentam situação de vulnerabilidade social. Neste ano, o movimento envolve 300 pessoas e atua em cidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, inclusive homenageando religiosos que marcaram a história da Rede Marista no Brasil.

Até este sábado, 20 julho, estudantes, ex-alunos, leigos e Irmãos Maristas de diversas regiões do Brasil estão participando de experiências focadas na educação para a solidariedade e voluntariado. As atividades são realizadas em locais em situação de vulnerabilidade social, envolvendo momentos formativos, celebrativos, visitas missionárias, atividades com crianças, escuta e diálogo com os moradores, além de gestos concretos, como a revitalização de espaços públicos e comunitários.

A Missão Solidária Marista (MSM) é realizada desde 2005. Neste ano, ela ocorre em cidades dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Estima-se a participação de aproximadamente 300 pessoas. Além dos voluntários, a MSM conta com o envolvimento de uma equipe de organização e logística, que envolve Irmãos e colaboradores.

Atualmente organizada por diferentes Frentes de Missão, de acordo com o perfil de seus públicos, essas experiências de solidariedade têm muitos pontos em comum, entre os quais o fato de contarem com a participação de Irmãos Maristas. Algumas das iniciativas, inclusive, homenageiam dois religiosos que marcaram a história da instituição: Ir. Henri Vergès e Ir. Basílio Rueda.

Perseverar a cultura solidária

Conforme menciona o Irmão Benê Oliveira, superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), a Missão Solidária Marista é um caminho para exercitar e perseverar na cultura solidária. “Oxalá os jovens incorporem em si a solidariedade, não como um ato pontual, mas como atitude contínua, o que os tornará mais humanos, cristãos e maristas de Champagnat. Depois dessa experiência, o que deve contar para eles não deverá ser o lucro e a competição; mas a vida, a solidariedade, a interdependência, o cuidado uns dos outros, de todos, do mundo, quais valores que estão salvando vidas e a humanidade”, refletiu.

“Nos recorda Dom Hélder Câmara que missão é partir de si, é ir ao encontro. E nós, como Irmãos, promovemos essa cultura do encontro junto aos jovens, às pessoas. Falamos de solidariedade, não uma solidariedade que olha de cima para baixo, como se falássemos somente da pobreza extrema. Mas a gente fala das periferias existenciais. É em contato com esses jovens que a gente percebe: há um grito, um pedido de ajuda para que nós possamos auxiliá-los a encontrar esse sentido de vida”, comenta o Irmão José Augusto Wendler, o Ir. Gutto, que está participando de duas das experiências relatadas.

Missão Solidária “Ir. Basílio Rueda”

Realizada pela Organização Religiosa da PMBCS, entre 14 e 20 de julho, a missão Ir. Basílio Rueda tem como público voluntário jovens e adultos Maristas, acima de 18 anos, e homenageia um Irmão que foi Superior Geral do Instituto e que atualmente está em processo de canonização pelo Vaticano. “Ele nos inspira especialmente por seu testemunho de vida e por ter sido uma das lideranças do ‘Movimento por um Mundo Melhor’”, conta o coordenador de voluntariado Marista, Bruno Socher.

O ponto de encontro do grupo é no Marista Escola Social Esperança, na Vila Torres, em Curitiba (PR). As atividades, além de formativas, contemplam o voluntariado hospitalar, a preparação e entrega de alimentos para moradores em situação de rua, visita a comunidades terapêuticas, trabalho em horta comunitária, conversas com a população local, entre outras.

“O objetivo dessa experiência, como todas as Missões Solidárias Maristas, é de educar para a solidariedade, fazer com que o projeto de vida dos voluntários inclua a vida do próximo, sobretudo os mais empobrecidos”, falou Socher.

Missão Solidária “Ir. Henri Vergés”

A Missão que leva o nome desse Irmão é organizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Neste ano, foi realizada em parceria com Centro Marista de Juventudes (CMJ) da PMBCS. Ela aconteceu entre 6 e 13 de julho, em Itapejara D’Oeste (PR), com o foco no público universitário. O Irmão Henri Vergès teve grande atuação como educador e evangelizador, trabalhando em escolas (professor de matemática e francês) e fundando uma biblioteca. No ano de 2018, o Vaticano reconheceu o Irmão como Beato. Sua trajetória segue inspirando a todos os maristas que prezam por uma educação de qualidade e pelo trabalho missionário.

Missão Solidária Marista da Educação Básica

Organizada pelo Marista Brasil – responsável pela gestão das escolas Maristas do país, conta com o apoio da equipe de Animação Vocacional PMBCS. Ela acontece entre 14 e 20 de julho, nas cidades de Cascavel (PR), Florianópolis (SC) e Ribeirão Preto (SP). Como destaque, há a participação ativa de muitos Irmãos Maristas da Província. A MSM tem por objetivo proporcionar uma experiência de educação para a solidariedade, apresentando o voluntariado como uma opção de vida. Desse modo, promove a imersão em realidades sociais desafiadoras a partir dos valores humanos, cristãos e Maristas.

1 Comentário para “Missão Solidária Marista: 300 voluntários atuam no Paraná, Santa Catarina e São Paulo”

  1. Neli Consatti disse:

    Que maravilhoso ver tantos abençoados no caminho do Senhor! Glórias a Deus! Quantas famílias abençoadas! que bom ver tantas bênçãos assim. notícias boas!
    vida longa e próspera a todos!
    Sempre no caminho do Senhor!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]