Notícias da Diocese › 06/08/2018

Missão: partir, caminhar, partilhar!

Os diáconos transitórios Daniel Adão e Washington Carlos embarcaram para o Amazonas no último dia 13 de julho e devem ficar por lá até o dia 7 de agosto. A ida deles até Anamã, no estado amazonense, faz parte da proposta do ano pastoral pelo qual eles estão passando, antecedendo a ordenação presbiteral, que acontece no próximo mês de setembro.

A Paróquia que recebe os jovens diáconos é o Santuário de São Francisco, a mesma já recebeu um sacerdote de nossa Diocese, no início do ano, Pe. Fabiano Kleber. O padre permanece por lá até o final de 2019, exercendo a função de pároco, conforme prevê o projeto missionário do Regional Sul 1.

Anamã possui em média 12 mil habitantes e a paróquia é organizada em 17 comunidades. Dentre elas, há comunidades subindo o Rio Solimões e comunidades descendo o Solimões, levando em média de 40 minutos a uma hora e meia de barco para chegar.

Junto com o Pe. Fabiano foi definido que os diáconos ajudariam na formação com lideranças das comunidades. Temas como iniciação cristã, liturgia, os sacramentos fizeram parte da agenda de formações.

Para Diácono Washington, foram momentos de experiências incríveis da cultura anamaense, mas também da fé e devoção do povo aos santos. “São pessoas de fé, que buscam a seu modo fazer a experiência de encontro com Jesus Cristo. As Missões fazem parte da proposta do ano pastoral, onde nós, diáconos conhecemos outra realidade de nossa Igreja, que é viva, atuante e cheia do dinamismo do Espírito Santo”, completou o diácono.

A Ordenação Presbiteral de Daniel está prevista para acontecer no dia 21 de setembro, e do Washington, dia 28 de setembro.