Notícias da Diocese › 23/10/2012

Ministério Mais que vencedores – Ir ao coração dos que sofrem com a dependência

Em Cristo, é possível ser mais que vencedores e superar os problemas que a dependência química e alcoólica traz para o indivíduo e para a sociedade.

Dentro do contexto missionário que estamos vivendo no mês de outubro, apresentamos um novo projeto presente em nossa Diocese: o Ministério Mais que Vencedores, que tem uma ação evangelizadora e social junto aos dependentes químicos e seus familiares. O projeto está sendo desenvolvido dentro da Paróquia Espírito Santo, unindo os trabalhos da Pastoral da Sobriedade e grupos de Irmandades Anônimas (AA, NA, Naranon, Amor Exigente etc).

O grupo surgiu de um “chamado interior” do responsável do projeto, Marcelo Bosco. Ao observar o sofrimento que a dependência do álcool e das drogas traz para a vida das pessoas, sentia que precisava montar algo diferenciado, que aliasse tanto a técnica (tratamento psicológico e terapias) com a espiritualidade. Ao longo de um ano foi amadurecendo o projeto e esperando que uma porta se abrisse. Juntamente com o Padre Luis Fernando Soares, pároco da Paróquia Espírito Santo, idealizador da Casa Logos (Casa de recuperação da Diocese), iniciou as atividades do ministério na última sexta-feira de agosto.

O trabalho do ministério –é realizado um atendimento individual, no qual em um clima de acolhida e caridade, conversa-se sobre a caminhada espiritual e faz-se avaliação social e familiar para o encaminhamento a algum grupo de atendimento (Pastoral da Sobriedade ou Irmandades anônimas). O objetivo do ministério é oferecer uma ajuda integral às pessoas que procuram ajuda, com atendimento com psicólogos, terapeutas e outros profissionais que atuam nesta área.

Está sendo formado também um grupo de apoio,  com um horário acessível às diversas realidades, sobretudo aos jovens. É uma novidade e uma grande oportunidade para proporcionar um momento de oração, pregação, louvor e partilha às pessoas que estão passando pelas dificuldades causadas pela dependência química ou alcoólica. Também haverá um aprofundamento de temas diversos no âmbito social (relacionamentos), vida espiritual, psicológico, profissional, de modo que a pessoa que buscar ajuda encontre dentro da Igreja, um apoio em todos os campos de sua vida pessoal.

Marcelo, ao relacionar esse trabalho à ação evangelizadora da Igreja, afirma: “As pessoas e famílias que enfrentam os problemas da dependência tem se tornado uma realidade presente na vida da Igreja; precisamos ajudá-los; É uma ‘terra de missão’ a ser explorada” – “Queremos fazer que a mensagem do Evangelho chegue às famílias e aos dependentes. Os corações sofridos e machucados pela dependência encontram no Coração de Cristo a esperança e a força; E as famílias recebem o apoio e o conforto ao serem acolhidas de braços abertos pela Mãe Igreja.”

Se você passar por esse tipo de dificuldades, participe ou indique para alguém que necessita de apoio.

[box_light]

Horários e local de atendimento

Atendimento: Quartas-feiras
Horários:
9h às 11h, das 15h às 17h e das 19h às 21h

Grupo de apoio: Sextas-feira
Horário:
das 22h às 24h.

Local: Paróquia Espírito Santo (Av. Cassiopéia, 461, Jardim Satélite, São José dos Campos).

[/box_light]