A Voz do Pastor › 20/01/2020

A Santa Palavra de Deus

Iniciamos o ano de 2020 sob à luz da Santa Palavra de Deus. O Papa Francisco instituiu o “Domingo da Palavra de Deus”, a ser celebrado, em toda a Igreja Católica, no terceiro domingo do tempo comum, com a Carta Apostólica, na forma de “Motu Proprio“, intitulada “Aperuit Illis“.

Assim, no dia 26 de janeiro deste ano celebramos este “Domingo da Palavra de Deus”. E queremos viver, como sempre, iluminados por esta Palavra que sinaliza o pensamento e os sentimentos de Deus.

O título da Carta Apostólica é baseado na passagem bíblica de São Lucas no capítulo 24, que descreve o gesto de Jesus Cristo aos discípulos com o qual “abriu-lhes a mente ao entendimento da Sagrada Escritura”.

“A dedicação de um domingo do Ano Litúrgico particularmente à Palavra de Deus permite, antes de mais nada, fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo mensageiros desta riqueza inexaurível”, escreveu o Papa.

Da mesma forma, a Carta Apostólica cita a Constituição dogmática “Dei Verbum” do Concílio Vaticano II e a Exortação Apostólica “Verbum Domini” de Bento XVI como fruto da Assembleia do Sínodo dos Bispos de 2008, com o tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

O cardeal Dom Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, na apresentação que fez do documento pontifício recordou “que o Domingo da Palavra de Deus é uma iniciativa que o Papa Francisco confia a toda Igreja para que “a comunidade cristã se concentre no grande valor que a Palavra de Deus ocupa na vida diária” (Aperuit illis 2). Evidenciou que o Papa quis “responder aos muitos pedidos que chegam por parte do povo de Deus para que em toda a Igreja se possa celebrar em unidade de intenções o Domingo da Palavra de Deus”.

Portanto, “este domingo se coloca como uma iniciativa pastoral de Nova Evangelização, com o objetivo de reavivar a responsabilidade que os fiéis têm no conhecimento da Sagrada Escritura e em mantê-la viva através de uma obra de permanente transmissão e compreensão”.

Na conclusão da celebração eucarística o Papa Francisco fará um gesto simbólico: entregará a Bíblia para 40 pessoas representantes de várias realidades da sociedade: bispos, migrantes, pobres, embaixadores, professores, jornalistas, catequistas, seminaristas, detentos e algumas famílias, assim como representantes das Igrejas Ortodoxas e das Comunidades Evangélicas.

Também no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, terá como tema central de sua Assembleia Geral, que vai acontecer no mês de abril próximo, o tema: “Casa da Palavra – Animação bíblica da Vida e da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

Diz o documento de estudos que prepara a reflexão dos Bispos: “Emerge, desse modo, a importância da Palavra de Deus, luz para a vida (Sl 118,105; Jo 8,12) e a necessidade de se encontrarem meios para que, através da Palavra de Deus, por causa dela e com a ela, sejam gerados novos discípulos missionários que, vivendo em comunidades eclesiais missionárias, testemunhem o Evangelho, contribuindo para que o Reino de Deus se manifeste em meio à realidade humana e socioambiental.”

Continuando, o documento preparatório lembra que “é por isso que, em seu Objetivo Geral, as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) apresentam a Palavra de Deus como primeira condição para que se concretize o que é proposto para a Igreja no Brasil. De fato, só podemos ser uma Igreja em saída se levarmos conosco a Palavra de Deus. Muito se tem refletido e escrito sobre a Palavra de Deus e sua utilização no cotidiano evangelizador.”

E contextualizado acerca da comunhão com a Igreja no mundo todo, a CNBB recorda que “em 2008, realizou-se um Sínodo exatamente sobre esse tema. Como resultado, o Papa Bento XVI nos brindou, em 2010, com a Exortação Apostólica “Verbum Domini”. Como acolhimento dessa Exortação, a Igreja no Brasil publicou em 2012 o Documento “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na missão da Igreja”, conhecido como Documento 97. Agora, como resultado desse caminhar, é hora de recolher os frutos e ajudar para que a Igreja em saída, rumo às periferias existenciais, seja efetivamente capaz de formar comunidades eclesiais missionárias, verdadeiros hospitais de campanha, onde Jesus Cristo é acolhido, vivenciado, testemunhado e anunciado”.

Coloquemo-nos todos no caminho “com Jesus”, Palavra definitiva do Pai para todos nós, para o mundo e para a história. Deus não é mudo, Ele fala a todos pelo seu Filho Unigênito, Palavra eterna do Pai. “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1, 1-4).

Abençoado ano de 2020.

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB