Mensagem de Esperança do Bispo Diocesano
Caros padres e diáconos assessores, queridos agentes das mais diversas pastorais, movimentos, espiritualidades, serviços e organismos de nossa diocese,
Neste ano jubilar, festejando os 40 anos de nossa diocese, em tempos difíceis de pandemia, vamos colher juntos as lições que o momento nos impõe.
É preciso recriar-se, inovar! É necessário reinventar nossa ação pastoral e iniciativas de evangelização. Nossa missão continua, no esforço de pequenas reuniões, nos recursos midiáticos que, graças a Deus, temos à disposição no renovado ardor, que nos compete. “Ai de mim se eu não pregar o Evangelho” (1 Cor 9,16).
Aproveito para agradecer o incansável apostolado e a constante preocupação em não parar. O dinamismo, próprio do Espírito Santo, que nos move e nos orienta, nos conduzirá mais e mais a uma compreensão de que a Igreja somos nós. Somos o Corpo do Ressuscitado no mundo, sal e luz para todos os povos e em todas as situações. Somos uma Igreja viva e somos pedras vivas nesse edifício espiritual (cf. 1Pd 2,5), como nos diz Pedro em sua primeira carta.
Que nossa ação evangelizadora e pastoral esteja sempre em comunhão com o Papa e com os Bispos, no exercício fiel da missão. Que essa comunhão seja vista pelo mundo, para que o mundo creia, como pede Jesus em sua oração sacerdotal no Evangelho de João.
Diz o Papa Francisco: “Todos nós, cristãos, devemos evangelizar com a nossa vida, com o nosso exemplo e com a nossa palavra. Levante-se, aproxime-se e parta da situação concreta. Um método simples, o método de Jesus”. É assim que queremos prosseguir.
No ano dedicado a São José, nosso patrono, tendo-o como exemplo de homem justo e piedoso, intensifiquemos nossas orações pela humanidade e expressemos nossa fé e nossa esperança em gestos de solidariedade e de comunhão entre nós e com os outros.
Esperamos poder retomar, em breve, com segurança, nossos encontros maiores e nossas atividades nas paróquias e em toda a diocese.
O tempo quaresmal nos ajuda, e muito, a pensar e a refletir o quanto somos peregrinos rumo à Páscoa. Nossa esperança é de dias melhores!
Que a Virgem Maria, a Senhora Aparecida, estrela da Evangelização, interceda por nós. Dou-lhes, com carinho, a minha bênção de pastor.
Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo Diocesano de São José dos Campos
Assista.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.