Mensagem ao Povo de Deus da Diocese de São José dos Campos
Queridos Presbíteros, Diáconos, Religiosos(as), Leigos e Leigas, Povo de Deus. Prezadas Autoridades, pessoas de boa vontade e amigos(as)! Queridos Jovens, adolescentes e Crianças!
Saudações em Cristo Jesus.
No dia 20 de março, próximo passado, o Papa Francisco me nomeou Bispo da Diocese de São José dos Campos, SP, transferindo-me da Diocese de Bom Jesus da Lapa, BA. Não esperava tal nomeação, pois havia chegado em minha atual Diocese no início do ano de 2009. Aceitei e obedeci ao mandato Pontifício alicerçado na Palavra de Jesus Cristo: “eu vim para fazer a vontade do meu Pai que está nos céus” (Jo 6,38). É isso que prometi em todas as etapas de minha formação seminarística salesiana e presbiteral. Assim, vou exercer meu múnus pastoral como Bispo Diocesano desta Diocese seguindo o exemplo de Jesus: fazer acontecer a vontade de Deus na minha vida e na vida dos irmãos e irmãs na fé.
Meu lema Episcopal é: “SOMOS DE DEUS” tirado da primeira carta de São João, capítulo seis, versículo quatro. Com isso quero afirmar claramente e anunciar, que em nossas vidas, como diz o Apóstolo, Deus é o único Senhor de tudo e de todos. Somos chamados e desafiados, cada dia, a escutar Sua Voz e anunciar o Seu Evangelho. É isto que quero viver e anunciar como Bispo nesta querida Diocese de São José dos Campos.
Diz o Concílio Vaticano II: “Cristo, mediador único, constitui e sustenta indefectivelmente sobre a terra, como organismo visível, a sua Igreja santa, comunidade de fé, de esperança e de amor, e por meio dela comunica a todos a verdade e a graça (LG 8). É isto que espero viver com os que confessam a mesma Fé, receberam o mesmo Batismo e foram enviados e enviadas para a mesma Missão. Vamos com alegria e entusiasmo vivenciar nossa fé na Santíssima Trindade, na vida da Igreja, que é sacramento de salvação, nestes tempos que Deus nos concedeu viver.
Que a Palavra de Deus, o Magistério da Igreja, as orientações da vida de Fé possam ir moldando os nossos corações, as nossas mentes, as nossas almas para manifestarmos atitudes coerentes com o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Peço que a Virgem Maria, mãe de Deus, mãe da Igreja e nossa Mãe abençoe a todos e a todas. Que a exemplo de São José possamos ser homens e mulheres da Palavra e de palavra. Que São Dimas, padroeiro da catedral, possa nos animar sempre mais no diálogo com Jesus e no anseio de viver com Ele no Reino dos Céus.
Minha saudação e minha Bênção a todos e todas.
+ José Valmor Cesar Teixeira, SDB
Bispo nomeado de São José dos Campos