Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Jubileu do Mundo Educativo: a educação é esperança e paz

O programa do evento jubilar foi apresentado na Sala de Imprensa da Santa Sé. Em 28 de outubro será celebrado o 60º aniversário da Declaração conciliar Gravissimum Educationis e será publicado um documento do Papa Leão XIV. No dia 1ª de novembro, São João Henrique Newman será proclamado doutor da Igreja. O cardeal José Tolentino de Mendonça afirma que serão dias de orações e reflexões.

Um tempo de graça e de renovação. Um convite para redescobrir a beleza e a responsábilidade de educar, que é sempre um ato de esperança. As celebrações presididas pelo Papa Leão XIV abrirão e encerrarão o Jubileu do Mundo Educativo, que culminará com a proclamação de São John Henrique Newman como Doutor da Igreja.

Uma bússola para os dias jubilares

Não apenas transmitir conhecimentos, mas cumprir um ato de acompanhamento e de amor, porque quem educa semeia nos corações. É assim que estudantes e educadores poderão vivenciar os espaços da Vila Educacional. Ao apresentar o Jubileu, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, cardeal José Tolentino de Mendonça, enfatizou três pontos chaves: o primeiro é que a declaração do Concílio Vaticano II, a Gravissimum educationis, que completa 60 anos no dia 28 de outubro, norteará estes dias de oração e reflexão. Exatamente por esta razão, disse o cardeal, é esperado um documento do Papa Leão XIV que refletirá sobre a atualidade da Declaração conciliar, promulgada pelo Papa Paulo VI em 28 de outubro de 1965.

O Pacto Educativo Global

Esse Jubileu, como ressaltado pelo purúrado, será também uma ocasião para relançar e enriquecer o Pacto Educativo Global, uma iniciativa desejada pelo Papa Francisco. Sobre esse tema, durante o encontro com os jornalistas, pronunciou-se o representante do Pacto, padre Ezio Lorenzo Bono, enfatizando que aos sete objetivos já previstos serão acrescentados outros três, que dizem respeito à Inteligência Artificial, à paz desarmada e desarmante e à educação para a vida interior.

São John Newman, Doutor da Igreja

“O Santo Padre decidiu associar o Jubileu da Educação à figura de um educador extraordinário e grande inspirador da filosofia da educação: São John Henrique Newman. Ele será declarado Doutor da Igreja na celebração de primeiro de novembro”, afirmou o cardeal Mendonça.

O Santo será também nomeado co-patrono da missão educativa da Igreja, junto a Sâo Tomás de Aquino. A partir destes dias jubilares, o desejo é de “inaugurar uma nova era que envolva constelações educativas com um novo espírito e planejamento, pedindo que se tornem verdadeiros mapas de esperança no mundo de hoje”, explicou o prefeito. E concluiu: “A educação é o novo nome da paz e coloca a esperança sobre o mapa do presente e do futuro”.

A programação

Entre os muitos eventos previstos e detalhados pelo arcebispo Carlo Maria Polvani, secretário do Dicastério para a Cultura e a Educação, também haverá atividades apresentadas pelo cardeal Peter Turkson, chanceler da Pontifícia Academia das Ciências e da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, que falou sobre o Jubileu do Conhecimento.

Tal evento será realizado no âmbito do Jubileu do mundo educativo e dará ênfase ao tema da ecologia. O Jubileu do Mundo Educativo será aberto com a Santa Missa, presidida pelo Papa Leão XIV no dia 27 de outubro. No dia seguinte, será celebrado o aniversário da Gravissimum educationis. No dia 29, será inaugurada a exposição “Viva, acredite, olhe para este céu” de Tommaso Spazzini Villa. Na quinta-feira, 30 de outubro, o Papa se encontrará com os estudantes na Aula Paulo VI, enquanto no Auditório da Conciliação se realiza o congresso internacional intitulado: Constelações educativas – um pacto com o futuro. E ainda, nos dias 30 e 31, a Escola do Coração será realizada na Igreja de São Lorenço, em Piscibus, e “Constelações das Redes Educativas” na Sala São Pio X. No dia 31, o Pontífice se encontrará com os educadores.

A educação católica no mundo

A reitora da Universidade Católica do Sagrado Coração, da Federação das Universidades Católicas Europeias, Elena Beccalli, apresentou durante a conferência um detalhado relatório sobre a situação da educação católica no mundo. Nele, foram observados muitos aspectos notáveis. Entre eles, um em particular: as instituições católicas são a maior rede educacional do mundo.

Com base nos dados do Escritório Central de Estatística da Igreja Católica junto à Santa Sé, observa-se que essa rede compreende mais de 231 mil instituições escolares e universitárias ativas em 171 países. A professora enfatizou que cerca de 72 milhões de estudantes frequentam escolas e universidades católicas. Entre os continentes, o africano é o coração pulsante da oferta educacional, com o maior número de matriculados. “Em uma época marcada pela profunda polarização e pela crescente desigualdade, a educação pode e deve ser uma das alavancas mais eficazes e transformadoras para promover o desenvolvimento humano integral e global”, observou Beccalli.

No entanto, há também dados alarmantes em termos gerais: 61 milhões de crianças no mundo nunca entraram em uma sala de aula e 160 milhões de jovens não terminaram o ensino médio.

A reitora evidenciou que a Exortação Apostólica Dilexi te reserva um espaço para o papel da educação, reforçando as palavras do Papa Francisco, que insistiu em considerá-la uma das maiores expressões da caridade cristã.

“Papa Leão XIV lembrou, por meio de uma releitura histórica, o papel central desempanhado pela Igreja no âmbito educacional”, disse e citou as palavras do Pontífice:  “A educação dos pobres, para a fé cristã, não é um favor, é um dever”.

Ao final, outro impressionante dado foi destacado pela docente: segundo a Unesco, para alcançar os objetivos nacionais nos países de média e baixa renda, o déficit de financiamentos anuais é de cerca de 97 bilhões de doláres até 2030. Por outro lado, em 2024, o gasto militar mundial chegou ao nível de 2.719 bilhões de dólares. São números para refletir.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.