Jornal Expressão › 01/10/2020

Jornal Expressão – Outubro 2020

No seguimento de Jesus Cristo, mais importante do que aquilo que se faz é o como as coisas são feitas. Assim, ações grandiosas e chamativas, se desprovidas da novidade e da força do Evangelho, são meros eventos, enquanto ações simples, mas caracterizadas pela Boa Nova do Redentor da humanidade, são missão.

Portanto, pode-se definir a índole missionária, que diz respeito a toda pessoa batizada, como o agir impulsionado pelo Evangelho vivido, testemunhado e comunicado.

Desde essa perspectiva, missionário (a) não é quem percorre distâncias para realizar a tarefa que Deus lhe confia, mas quem procura conformar seu jeito de pensar e agir à pessoa e às atitudes de Jesus Cristo, para fazer diferença na vida dos outros, no aqui e no agora da história.

Por isso, esta edição do Jornal Expressão, em sintonia com a temática do mês de outubro, apresenta aos seus leitores diversos testemunhos missionários, não, necessariamente, de gente que foi para longe anunciar o Evangelho, mas de quem, mesmo sem sair de sua cidade, fez-se próximo de alguém que precisa de algo, assistindo-o com gestos, palavras e partilha de algum recurso material.

A reflexão de D. Cesar, recorda a todos o significado do compromisso missionário, uma urgência para a Igreja e para o mundo, que deve ser assumido por todos os batizados.

Para não deixar os seus assistidos desamparados, durante a pandemia, a Associação Nossa Casa de Acolhida teve a iniciativa de criar a Casa virtual, como uma expressão da ação missionária integrada ao seu trabalho sociotransformador. Conheça essa forma criativa de cuidar de quem precisa.

O belíssimo e exigente trabalho realizado pela Casa de Assis também se adequou aos novos tempos e aos desafios que ele trouxe, mas, para prosseguir em sua missão, precisa da ajuda de pessoas que queiram tornar-se missionárias pela generosidade em partilhar dos seus recursos para a assistência às pessoas em situação de rua. Saiba como participar dessa corrente de solidariedade.

Cumprindo a missão de conscientizar a todos acerca do valor da vida e formar os defensores desse dom inalienável, a Semana Nacional da Vida acontecerá de modo on-line, podendo assim chegar mais longe. Fique por dentro e participe.

A Campanha #PESSemFome, que surgiu para atender às necessidades de alguns paroquianos, durante a pandemia, ganhou força com a participação de mais gente e arrecadação recorde. Com isso, o sofrimento de muitas famílias tem sido aliviado. Aprecie a beleza dessa iniciativa que sacia a fome de pão e de solidariedade.

Essas são algumas das expressões da missionariedade da Igreja, que se verificam em iniciativas pastorais e solidárias da Diocese de São José dos Campos. Confira-as e participe delas, fazendo crescer o número daqueles que, como verdadeiros missionários, colocam-se a serviço dos outros em vista da transformação de sua vida, conforme os desígnios divinos.

Aos nossos leitores desejamos uma proveitosa leitura desta edição do Jornal Expressão.

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.