Jornal Expressão › 04/10/2019

Jornal Expressão – Outubro 2019

Todos e sempre missionários!

Há alguns anos outubro é comemorado no Brasil como Mês Missionário, o que é muito bom para a Igreja neste país de contornos continentais. Neste ano, de modo particular, este mês reveste-se da tonalidade missionária, em atenção ao desejo do Papa Francisco, de que seja um Mês Missionário Extraordinário.

Assim sendo, Igreja inteira volta-se para essa temática buscando crescer na consciência de sua razão de ser e avançando na compreensão de que só será plenamente Igreja se estiver em constante saída, isto é, indo ao encontro das pessoas para anunciar-lhes o Evangelho.

Desde essa perspectiva o Jornal Expressão (JE) chega às mãos de seus leitores apresentando-lhes a ação missionária existente na prática da Diocese de São José dos Campos. Igualmente, une-se às intenções do Papa para despertar os batizados para a verdade de que são sempre enviados como sinal vivo de Cristo Salvador.

O destaque desta edição apresenta-nos os sinais de uma Igreja viva, cuja missão, com maior ou menor intensidade, acontece em toda parte e pelo protagonismo de muitos agentes. É um convite para que mais gente se uma a esse mutirão.

Os testemunhos missionários em relação aos sofredores oferecidos por Irmã Dulce, que será canonizada nos próximos dias, e pelo trabalho desenvolvido pela Casa de Acolhida, há 25 anos, são estímulos para que a missão seja vivida sobretudo na prática das obras de misericórdia.

O Sínodo para a Pan-Amazônia, que acontecerá em Roma neste mês, também é uma ação missionária que quer envolver todos os batizados na corresponsabilidade pelo bem de povos que ali vivem e de territórios essenciais à vida do planeta. Conheça aqui o seu significado e a sua importância.

Fique por dentro da programação da peregrinação Cruz Missionária, que nos colocará em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, ao mesmo tempo que iniciará a nossa caminhada rumo à celebração dos 40 de nossa Diocese.

Eventos como o 4º Congresso Vocacional do Brasil, o Encontro Estadual Missionário e o Encontro da Pastoral da Educação desafiam os batizados a ir mais longe na ação evangelizadora, apresentando-lhes realidades que carecem de uma ação missionária mais decidida.

Os 26 anos de vida e missão da Rádio Mensagem também recebem atenção nesta edição, bem como a Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) que vai acontecer em breve. Inteire-se desses projetos e deles participe para que cumpram melhor os seus objetivos.

Isso e mais do que isso é que o JE lhe traz neste mês. Com a ajuda desses conteúdos torne-se mais missionário com sua vida e atuação de membro da Igreja de Jesus Cristo. Boa leitura e bom crescimento!

(Editorial Jornal Expressão – Outubro 2019)