Jornal Expressão – Março 2021
Tempo de dialogar
O livro bíblico do Eclesiastes diz que há um tempo para cada coisa (cf. Ecl 3,1-8). Inspirados, pois, na Palavra de Deus, afirmamos que o momento histórico e eclesial que vivemos é tempo de dialogar. O diálogo é ponte na qual transita o amor, por onde se tem acesso à verdade e pela qual se constrói comunhão. Pelo diálogo manifesta-se respeito, acolhimento e fraternidade. Dialogar é falar de si, mas é também escutar os outros, em uma partilha que gera vida. Deus dá sempre o primeiro passo na direção da humanidade, para entabular com esta o diálogo da salvação. Aprendamos dele essa imprescindível lição.
Contudo, ainda existem pessoas que não acreditam no poder do diálogo e insistem em construir muros que dividem, desprezam, agridem e geram morte.
A Quaresma, que também pode ser chamada tempo de diálogo, propicia uma mudança de mentalidade, de sentimentos, de posturas e de gestos, alcançável pelo encontro com Deus na oração, nos sacramentos e na escuta de sua Palavra. Oxalá, nenhum cristão sério e verdadeiramente disposto a ter sua vida e atuação alinhadas com a novidade apresentada por Jesus, deixe de aproveitar essa oportunidade. Que o progresso na conversão torne os homens e mulheres instrumentos de diálogo gerador de vida e paz.
O Jornal Expressão (JE) também se apresenta como um meio de comunicação promotor do diálogo. Através dele tornam-se públicas muitas experiências que informam, instruem, provocam e sugerem atitudes frente à realidade, concretizando o Evangelho que transfigura a história e o mundo. A boa notícia, o compromisso com a verdade e a resposta criativa aos desafios da pandemia, aqui noticiados, mostram que a vida desencadeada pela graça vence sempre. Ao mesmo tempo, tais conteúdos aqui veiculados, convidam a uma postura de esperança, confiança e perseverança, que manifesta a eficácia da graça acima dos desafios do cotidiano.
Em atitude de diálogo, comece a folhear as páginas desta edição do JE, saboreando o que se esconde nas entrelinhas de seus textos, nas cores de suas fotos e, sobretudo, na ação divina que fundamenta e sustenta cada reflexão e cada experiência.
Se sentir que vale a pena, entre em contato com os responsáveis pelo JE, enviando suas impressões e sugestões, que tornarão mais dialogal as próximas edições do JE.
Agradecido por sua atenção o JE deseja-lhe um bom proveito da leitura desta edição.
Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.
.
.
.
.
.
.
.
.
.