Jornal Expressão › 05/06/2020

Jornal Expressão – Junho 2020

Tempos fecundos

A experiência singular da quarentena por causa da pandemia da COVID-19, não é, necessária e exclusivamente, um desastre na história da humanidade ou de indivíduos. É verdade que o isolamento social, a suspensão das celebrações presenciais, as notícias apresentadas pela mídia, entre outros elementos dessa situação que afeta a todos, assusta muita gente e lança perguntas para as quais nem sempre há respostas.

Sabe-se, contudo, que com as dificuldades também é possível crescer e, geralmente, isso acontece nas áreas mais importantes da existência humana. Se é verdade que esse tempo tem sido de privações, também é certo que está oferecendo oportunidades.

Uma das oportunidades que parece ser favorecida por esse tempo é a criatividade que muitos desenvolveram para “não deixar a peteca cair” seja na ação evangelizadora seja no compromisso social seja na prática do encontro, ainda que à distância.

Confirma-se isso, por exemplo, na produção de diversas atividades de entretenimento ou de formação via redes sociais como lives, reuniões pastorais, campanhas solidárias, aulas etc. Os apertos da quarentena levaram à (re) descoberta de um imenso potencial à disposição da promoção humana, da evangelização e da ação pastoral, entre outras iniciativas.

Além da transmissão das celebrações, diversas paróquias ou grupos ousaram e produziram coisas muito boas que servirão de experiências-piloto para aquilo que poderá continuar nos novos tempos que terão início depois do fim da pandemia.

Fique por dentro do que tem acontecido em nossa Diocese. As celebrações litúrgicas da Semana Santa e do Tempo Pascal não deixaram de ser envolventes e de alimentar os corações famintos de Deus, pois a fé soube abrir caminhos para que ninguém ficasse distante destes momentos de oração e reflexão, tão caros ao povo católico. Nesse mesmo clima acontecerão as próximas celebrações da Igreja, para as quais essa edição do Jornal Expressão traz algumas reflexões preparatórias, especialmente a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Muitas paróquias prestarão o louvor a Cristo Eucarístico pelo compromisso com os necessitados, realizando o Corpus Christi solidário, buscando com isso, honrar a presença do Senhor nos sofredores e participar de sua alegria de fazer-se pequeno para engrandecer os outros.

As ações solidárias coordenadas pela Caritas Diocesana ou realizadas pelas paróquias são outra demonstração da fecundidade desse nosso tempo. Impedidos de gastar tempo e dinheiro com o que é supérfluo, muitos corações tem-se exercitado na arte da partilha e descoberto que há mais alegria em dar do que em receber. Contagie-se com essa prática.

Outra expressão da fecundidade desse tempo são os Drive-Thru promocionais que substituem as atividades realizadas neste período em vista de recursos para obras caritativas e evangelizadoras. Bolinho caipira, caldinho, pudim e outras iguarias juninas podem ser adquiridas por esse sistema, agradando ao paladar e colaborando com os trabalhos de paróquias e movimentos. Conheça esse trabalho e colabore com ele.

Grandes meios de comunicação e instituições de referência tem colocado à disposição aplicativos gratuitos e com excelentes conteúdos para informação, formação e oração do povo.

Saiba quais são e aproveite essa oportunidade. Isso e tudo o mais que você, leitor (a), encontrará nesta edição virtual do Jornal Expressão, é apenas um pouco da vida abundante que há na Diocese de São José dos Campos.

Mesmo ameaçada, ela é mais forte, porque está enraizada em Deus, germina em corações cheios de fé e transborda de mãos generosas.

Aproveite a leitura para descobrir que tempos difíceis podem ser também tempos fecundos.

Clique AQUI e baixe ⤵ o PDF ou leia on-line abaixo.