Jornada Mundial dos Pobres é “um chamado à fidelidade ao Evangelho e à prática da justiça”, afirma dom José Valdeci
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast), motiva dioceses, paróquias e comunidades a vivenciarem oito dias de mobilização, com momentos de oração, convivência e gestos concretos de amor junto aos mais pobres.
O presidente da Cepast, dom José Valdeci, destaca que a Jornada é um chamado à fidelidade ao Evangelho e à prática da justiça:
“Estamos vivenciando a 9ª Jornada Mundial dos Pobres, que nos estimula à solidariedade e ao compromisso com os marginalizados. O Papa Leão XIV nos convida a viver a esperança em Cristo e naqueles e naquelas que lutam por vida e dignidade”, afirmou.
Dom Valdeci recorda ainda o Evangelho de Mateus, que inspira a ação concreta:
“Eu estava com fome e me destes de comer; estava com sede e me destes de beber. Tudo isso nos leva à motivação e ao compromisso para com os nossos irmãos e irmãs.”
Para o bispo, a caridade deve se traduzir em ações efetivas e transformadoras:
“Precisamos lutar para que a caridade se expresse no nosso meio – uma caridade emergencial, promocional e sociotransformadora, que se comprometa com políticas públicas e com os direitos humanos.”
