Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Irmãs Franciscanas de Ingolstadt celebram Jubileu dos 750 anos da Congregação

Em 2026, as Irmãs Franciscanas de Ingolstadt celebram 750 anos de existência. A abertura do ano jubilar, cujo tema é: Uma luz que atravessa os séculos, acontecerá, no dia 19 de janeiro de 2026, às 14h, durante a Jornada Pedagógica realizada no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – Consa.

O evento, que será realizado em modalidade híbrida, reunirá Irmãs e educadores das unidades da Associação Cultura Franciscana para um dia de encontros formativos e trocas de experiências pedagógicas.  Haverá transmissão online para as unidades educacionais e comunidades de Irmãs que estão fora de São Paulo, bem como os Grupos Vale de Graças que acompanharão a celebração.

O encontro será uma oportunidade de resgatar a trajetória histórica das Irmãs e fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho institucional dos educadores que, ao longo do ano letivo, poderão aprofundar e compartilhar os valores de um legado de 750 anos.

“Celebrar 750 anos da Congregação é reconhecer uma inspiração que vem de Deus. Como expressa o hino das Franciscanas de Ingolstadt, a obra que é de Deus não morre, os séculos percorrem... O carisma confiado às fundadoras Diemuth e Margareth foi acolhido e fielmente sustentado pelas Irmãs ao longo dos séculos.

Teologicamente, isso revela que a missão permanece viva, pois o Espírito de Deus conserva, ao longo dos tempos, o carisma que continua inspirando novas formas de presença, serviço e amor. Assim, o carisma perdura, é uma obra divina, nascida da iniciativa de Deus e mantida pela resposta fiel das Irmãs ao longo da história”, afirma Irmã Maria Clara.

Durante a Jornada Pedagógica 2026, teremos a presença de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, que conduzirá um momento de fala com os educadores e as Irmãs, além de abençoar as velas, símbolo que acompanhará todo o ano jubilar nas comunidades educacionais.

– Apresentação das motivações da Congregação para bem celebrar os 750 anos;

– Reflexão sobre a importância do Carisma e da Missão das Irmãs Franciscanas para as Irmãs e os leigos educadores;

– Apresentação dos sete marcos históricos, representados no folder comemorativo, convidando à contemplação da ação providente de Deus, que sustenta a Congregação há mais de setecentos anos;

– Tema Apostólico – participação de Dom Carlos Lema Garcia;

– Bênção das Velas e Benção para todos os educadores.

A celebração dos 750 anos das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt é um momento de profundo significado para a Congregação. O ano jubilar propõe olhar o passado com gratidão, o presente com compromisso e paixão e o futuro com esperança (cf. Papa Francisco), reforçando valores franciscanos que seguem iluminando gerações.

A abertura, na Jornada Pedagógica, dará início a uma série de atividades ao longo de 2026, que prevê ações formativas, celebrações e iniciativas que destacam o Carisma Franciscano.

História das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt

A Congregação das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt teve início em 1276, na cidade de Ingolstadt, na Baviera – Alemanha, fundada por Diemuth Trailacher e Margareth von Puch, jovens que, movidas pela fé, escolheram viver o Evangelho servindo pobres e doentes como Beguinas, as “Irmãs das Almas”.

Em 1468, o grupo uniu-se oficialmente ao Movimento Franciscano, assumiu o Carisma e a Espiritualidade Franciscana. Já em 1627, passou a viver em clausura, no Convento de Gnadenthal, dedicando-se à oração, ao trabalho e à fraternidade.

Com a perseguição nazista, o trabalho das Irmãs nas Escolas Gnadenthal foi ameaçado, levando a Congregação a iniciar uma missão no Brasil. Em 12 de outubro de 1938, o primeiro grupo de cinco Irmãs chegou ao Rio de Janeiro e seguiu para Aiuruoca – MG; no ano seguinte, um segundo grupo desembarcou no país, estabelecendo-se também em Baependi – MG. Atenderam paróquias, hospitais e escolas.

Em 1947, o grupo de Irmãs que residia em Aiuruoca transferiu-se para São Paulo, em busca de ampliar a missão e garantir a continuidade da Congregação. Desde então, as Irmãs expandiram sua presença por diversas cidades das regiões Sudeste, Sul e Norte do Brasil.  Em 2008, as Irmãs iniciaram a missão também em Luanda, Angola – África.

 

 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.