Inscrições abertas para a Escola de Política e Cidadania – 2014
A Escola de Política e Cidadania – EPC, de nossa Diocese está com inscrições abertas para o ano de 2014. São aulas no último fim de semana do mês, aos sábados e domingos, com duração de quatro semestres e iniciarão no primeiro semestre de 2014. As aulas acontecem no Seminário Diocesano (Av. São João, 2650, Jardim das Colinas – São José dos Campos – SP).
[box_light]Uma oportunidade para aprofundar na prática da política e a cidadania, à luz do Evangelho, dos princípios éticos emanados da Doutrina Social da Igreja e do conhecimento teórico e prático da realidade brasileira, a fim de melhor evangelizar o povo brasileiro, sendo assim sinal do Reino de Deus.[/box_light]
A Escola de Política e Cidadania
A ideia de promover uma escola deste gênero foi proposta por Dom Nelson Westrupp, em um encontro com mais de 100 candidatos a vereador e prefeito, em junho de 2000. Ele falava de uma escola para formar candidatos a cargos eletivos. Esta ideia foi manchete na imprensa local. Assim, uma pequena comissão foi encarregada de procurar o que já existia nos diversos regionais da CNBB e montar uma escola para nossa diocese. Não somente formar candidatos, mas ser uma escola que preparasse para a vivência cidadã, dirigida a membros de pastorais sociais, grupos organizados na sociedade, etc. Daí o binômio Política e Cidadania que ficou no nome da escola.
Em vista da carta apostólica Novo Millenio Ineunte, que falava de uma ‘fantasia da caridade’, nossa diocese organizou em 05 e 06 de setembro de 2001 o I Seminário sobre o Ensino Social Cristão, que teve como tema “A caridade: exigência evangélica, desafio pastoral, compromisso cristão”. Participaram mais de 200 pessoas. Um dos painéis tinha como tema “A política, forma privilegiada de se exercer a caridade cristã”. Dentro dele foi feito o lançamento da escola.
O curso tem duração de dois anos, com módulos em fins-de-semana (um por mês), começando sábado de manhã e terminando domingo no almoço. Entre um módulo e outro, os alunos deverão fazer estudo dirigido, a partir de textos apontados pelos professores. Farão também pesquisas e entrevistas sobre assuntos específicos no município como um trabalho de conclusão (TCC).
Os que tiverem a frequência mínima obrigatória receberão um Certificado assinado pelo Bispo Diocesano. É importante esclarecer a Escola não oferece diploma reconhecido pelo MEC.