Igreja no Brasil realiza Coleta para o Congresso Eucarístico Nacional

Com grande alegria e gratidão que a Arquidiocese de Olinda e Recife recebe a contribuição de toda a Igreja Católica no Brasil, através da coleta Nacional em benefício ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizada neste final de semana, 7 e 8 de setembro, convocada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Serão dois dias importantes para Igreja de Olinda, pois a contribuição de todos os fiéis realizada nas igrejas, durante as Missas do 23º Domingo do Tempo Comum, será destinada para as despesas do CEN 2020, que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2020.

O Congresso

O Congresso terá como tema “Pão em todas as mesas”, escolhido por inspiração no contraste social vivenciado no Nordeste e em especial, no Recife. O lema do Congresso é “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

A programação, que tem sido preparada por todo o regional Nordeste 2 da CNBB, promete “intensa atividade religiosa e litúrgica”. A abertura do Congresso será na Arena de Pernambuco, haverá a celebração da Primeira Comunhão Eucarística para crianças e adolescentes de todos os colégios e paróquias, também no estádio de futebol. Ocorrerão celebrações eucarísticas simultâneas presididas por bispos e arcebispos em todas as paróquias, basílicas e santuários no território da arquidiocese, Simpósios, exposição e feiras. O encerramento será na Praça do Marco Zero.

Congressos eucarísticos nacionais são realizados pela Igreja no mundo inteiro, reunindo o povo em torno da Eucaristia. O primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille (França). No Brasil, o Congresso Eucarístico Nacional acontece desde 1933, quando foi celebrado em Salvador, Arquidiocese Primaz do Brasil, com o tema “Vinde, adoremos o Santíssimo Sacramento”. Desde então, ocorre em diversas cidades brasileiras, ultimamente a cada dois anos. Recife já sediou um Congresso Eucarístico Nacional – o terceiro, em 1939, no episcopado de Dom Miguel de Lima Valverde.

A decisão de realizar o XVIII Congresso Eucarístico Nacional na Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020, aconteceu durante a 54ª Assembleia da CNBB, em Brasília, em 2017. Na assembleia do ano seguinte, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou aos bispos um vídeo com o tema do Congresso e com algumas definições como espaços para celebrações.

Diocese no Congresso Eucarístico Nacional

Nossa diocese mobiliza padres, leigos e leigas, religiosos e religiosas, para juntos do bispo diocesano Dom Cesar Teixeira, participarem do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em 2020.

Se você tem interesse de ir no grupo de nossa Diocese, entre em contato para maiores informações e saber dos valores com a Agência Peregrinus: (12) 3018-1816 / (12) 98236-4266 (WhatsApp) / peregrinus@peregrinusviagens.com.br

Saiba mais sobre o Congresso Eucarístico em wwww.cen2020.com.br