Notícias da Diocese › 12/04/2021

Festa de São Dimas, Patrono da Catedral Diocesana

No dia 18 de abril, 3º Domingo da Páscoa, a Catedral Diocesana celebra seu padroeiro São Dimas. Segundo tradição católica milenar, os nomes dos dois ladrões eram “Dimas” (o “bom ladrão”) e “Simas” (o “mau ladrão”). Sabe-se também que os dois eram ladrões extremamente perigosos, por conta de terem recebido como pena a morte de cruz, que era destinada aos piores malfeitores da época.

Dimas foi célebre ladrão. Exerceu o banditismo na Judéia. Era de origem egípcia, pagão, e não judeu. “Sobre a cruz – diz são João Crisóstomo – dois ladrões, imagem dos judeus e dos gentios. O ladrão penitente, a imagem do paganismo, andando primeiramente no erro, e voltando para a verdade. O que permanece ladrão até a morte é a imagem dos judeus que até a hora da crucifixão andaram pelo caminho do crime. A cruz, porém os separa”.

Dimas foi crucificado como Jesus Cristo. Cravaram-lhe as mãos e os pés na cruz. Não há probabilidade de que tenha sido simplesmente amarrado na cruz. Não era este o modo de crucificar os grandes criminosos. A crucifixão importava na transfixão das mãos e dos pés na cruz. Era horrível tortura.

Crucificado ao lado de Jesus, Dimas percebeu logo a mansidão, a doçura, de Jesus. Dimas observou a paciência de Jesus e se comoveu. Tocado pela graça, se converte miraculosamente. Heróica foi a fé e admirável a confiança daquele pobre Ladrão naquela hora. Via ao seu lado um homem crucificado, blasfemado, insultado, de modo vil pela plebe, e pelos sacerdotes e os inimigos. Entretanto tocado miraculosamente pela graça, reconhece em Jesus crucificado, o Messias e um Deus, o Senhor de um Reino celestial.

Mas, por que Dimas foi considerado “bom ladrão”? Vamos retomar três atitudes dele, narradas no Evangelho, que explicam isso:

1- Reconheceu o seu próprio pecado: “Para nós é justo, pois recebemos o castigo merecido por nossas obras.” (Lc 23, 41a)

2- Reconheceu que Jesus não merecia morrer: “mas este nenhum mal praticou.” (Lc 23, 41b)

3- Reconheceu Jesus como rei: “Jesus, lembra-te de mim quando vieres com teu Reino.” (Lc 23, 42)

Por conta dessas três atitudes, São Dimas foi o primeiro a entrar no céu e pode ser considerado o primeiro santo, declarado pelo próprio Jesus, quando, ainda na cruz, afirmou: “Na verdade, te digo: ainda hoje estarás comigo no paraíso.” (Lc 23, 43)

Atualmente, São Dimas é comemorado por toda a Igreja e venerado como o “padroeiro dos pecadores arrependidos da hora derradeira, dos agonizantes, da boa morte”.

Programação do Tríduo e Festa em louvor ao padroeiro São Dimas

1º dia – 15 de abril (quinta-feira), às 19h
Celebrante: Padre Francisco José da Silva – Chicão

2º dia – 16 de abril (sexta-feira), às 19h
Celebrante: Padre Eduardo Ferreira Nunes dos Santos

3º dia – 17 de abril (sábado), às 19h
Celebrante: Padre Luis Fernando Soares

Festa do Padroeiro
18 de abril (domingo), às 11h
Celebrante: Dom José Valmor Cesar Teixeira.

Todas as celebrações serão transmitidas pela WEB TV São Dimas.

Oração à São Dimas

“Ó São Dimas, padroeiro e intercessor junto do Senhor, com um coração cheio de confiança e de esperança me dirijo a ti. Foste o primeiro santo a saciar-se dos frutos da redenção: “Bebeste, com alegria, nas próprias fontes da salvação” Quando, no alto do Calvário Jesus sofria o suplício a teu lado e era injuriado pela multidão dos presentes, tiveste a lealdade e a coragem de defendê-lo publicamente, declarando-o inocente em contraposição à culpa que pesava sobre nós.

Pediste a Ele um gesto de “lembrança” amiga, quando viesse em seu reino. Soubeste unir os teus sofrimentos aos de Cristo e aos de Maria Santíssima, Mãe das Dores. Consideraste a Cruz o triunfo do amor sobre o ódio e o pecado. O Senhor Jesus, te garantiu o prêmio eterno: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. Ó São Dimas, dirijo-me a ti, como pecador confiante, para que me conduzas “com segurança” ao trono da misericórdia a fim de conseguir a graça como ajuda oportuna”

São Dimas, rogai por nós!

Amém.