Notícias da Diocese › 12/03/2018

Experiência de superação: na contramão da violência urbana

Além da Segurança Pública, do policiamento ostensivo, das cadeias lotadas, o combate à violência urbana deve se basear antes de tudo na prevenção. E para prevenir que jovens não sigam o caminho do crime, nada melhor do que indicar um trajeto mais saudável, como os esportes ou a cultura.

A arte e o esporte possibilitam o autoconhecimento e potencializa a construção de uma nova visão de mundo e de novos projetos de vida para muitas pessoas. De acordo com a Unesco, onde existem programas de apoio ao esporte para crianças e adolescentes, há uma queda anual de 30% nos índices de criminalidade.

Iniciado em 2012, o Projeto Esperança de Mesa atende cerca de 40 jovens no Bairro Vista Verde, em São José. A ideia nasceu da vontade de Mário Bernardo contribuir com a comunidade na qual ele morava à época. Ele treinava em um time de tênis de mesa na cidade, mas mudou-se para um bairro distante do centro de São José dos Campos, com poucas oportunidades de lazer e esporte para crianças e jovens. O time começou com apenas 12 atletas, a título de teste, nas instalações cedidas pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Pq. Interlagos, em São José. O objetivo: tirar as crianças da rua e ocupá-las, desviando-as da violência urbana.

Após um tempo, Mario mudou-se para o bairro Vista Verde e deu continuidade ao projeto por meio do SAMA (Sociedade Amigos do Bairro).

Aos poucos a procura foi aumentando e os resultados foram surgindo. O time despertou os olhares da Secretaria de Esportes da cidade, que passou a subsidiar a participação dos atletas em algumas competições. “Estamos tendo resultados, tanto esportivos, quanto sociais nesses anos de projeto. Já temos atletas em times profissionais”, comemora Mario.

Hoje os treinos acontecem na quadra semicoberta da Associação Amigos do Bairro e também na Escola Estadual Ana Herondina. O espírito de fraternidade entre os jovens talentos do esporte facilita a evolução do grupo como um todo. Nos treinos, os mais experientes ajudam os novatos.

Thainá Camilo, uma das alunas, comemora vitória do campeonato Liga Vale de 2017

Superação. Vitor de Oliveira Dias tem 13 anos e há três participa do Esperança de Mesa. O jovem se enche de orgulho quando perguntado da quantidade de medalhas que já conquistou: “Mais de 20!”, diz ele.

Sandra Cotrim é mãe de Samuel Cotrim, que frequenta os treinos há um ano. Ela destaca a importância dessas iniciativas para superar a violência tão presente na sociedade principalmente entre os jovens. Ela diz ainda que o comportamento dele entre os demais jovens do bairro que não participam de algum grupo de atividades já é notado há alguns meses. “Durante o dia ele joga bola na praça, e eu observo muito essa diferença. Até ele mesmo nota essa agressividade presente em algumas atitudes dos amigos”, expôs Sandra.

Cada jovem faz um caminho e nele constrói a sua história. História de sonhos e esperanças, constitutivos deste ciclo do desenvolvimento humano. No entanto, muitas vezes, esses sonhos e esperanças se transformam em pesadelo. Morte, dor e violência provocam a retirada de muitos sonhos da juventude. Onde não há sonho, a utopia está morta.

Incluir o jovem na sociedade, demonstrar sua importância na vida da comunidade em que vive, com toda a certeza interferirá em suas futuras escolhas. Tudo e todos são importantes na formação de uma sociedade mais justa.

Protagonismo. Nesse tempo quaresmal, a Igreja do Brasil nos provoca justamente nessa questão. Somos desafiados a agir nas realidades rurais e urbanas, onde a convivência humana está sendo afetada pela presença de violência. Nesse contexto, qual nossa participação na busca da superação dessa violência?

Assim como a história do Mario, deixamos uma missão a você, leitor, para ampliar em suas ações diárias a experiência de mudança de atitudes. É no processo de conversão social que somos impulsionados a agir em benefício da humanidade. Sem ela, nossas ações se voltam à perspectiva ou garantia do eu, onde “vale tudo”, inclusive a vida de alguém.

Eis o caminho para um agir que supera a violência e inspira a construção da paz!

Leia mais: Para superar a violência, CF 2018 alerta: “somos todos irmãos”