Notícias da Diocese › 05/12/2019

Estudantes universitários implantam projetos na Cooperativa São Vicente

A Cooperativa de Reciclagem São Vicente, na Zona Leste de São José dos Campos, sempre foi referência para estudos de alunos com temas ligados ao Meio Ambiente, Sustentabilidade e Emprego.

Alunas fizeram ação para arrecadar óleo usado

A partir de visitas para conhecimento e troca de informações, os alunos podem complementar seus estudos de pesquisas. Desde estudantes do Ensino Fundamental até universitários, a Cooperativa recebe visitas não só de brasileiros, mas também de intercambistas vindos da Índia, Venezuela e França.

Em parceria com alunos do Senac de São José dos Campos, Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e Faculdade Bilac, a Cooperativa, desde 2016, tem adotado novas formas de recepcionar alunos que procuram pela instituição para desenvolver pesquisas.

Junto a diretores, coordenadores e professores foi proposta a integração de alunos ao conhecimento das necessidades da Cooperativa para que possam desenvolver soluções aplicáveis aos projetos.

A gestora de projetos da Cooperativa, Andréa Gonçalves Aristóteles explica que os estudos e suas aplicações ajudam a otimizar processos e organizar o sistema operacional dos trabalhos. “Tivemos alunos de Logística que nos apresentaram pesquisas sobre otimização da coleta de óleo, com o objetivo de melhorar a capacitação do material coletado, aprimorando o trabalho na prática e aumentando também a carteira de fornecedores”, conta Andréa.

Outro exemplo foi a aplicação do método “5s”, visando a organização do ambiente. Andrea avalia como um projeto muito eficiente e que ajudou os cooperados a se organizarem.

Alunos do ITA na Cooperativa

Em 2019, foi iniciado um novo projeto em parceria com os alunos de Engenharia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O programa integra ensino, pesquisa e extensão, implementa inovações pedagógicas e conceitos de Engenharia Engajada, Design Thinking – conjunto de ideias para solucionar problemas – e Tecnologia Social.

“Estamos finalizando o ano com vários projetos novos, tais como: ar condicionado e iluminação ecológicos, sistema de controle de produção e rotina, analise química do óleo de cozinha, tinta refletiva a partir do óleo, atualização e criação de redes sociais e workshops com os cooperados”, explica a responsável pelos projetos da Cooperativa.

Outra parceria em andamento é com as escolas técnicas do Estado de São Paulo (ETEC), com as turmas de Administração que desenvolveram pesquisas nas áreas de comunicação, logística, equipamentos de segurança, capacitação, treinamento e qualidade. Os alunos também organizaram uma campanha de arrecadação de luvas, aventais e óleo de cozinha usado que foram doados aos cooperados.

“Todos esses projetos tem trazido para Cooperativa uma nova forma de desenvolvimento e sustentabilidade, aproveitando os dons e os talentos de cada um. Outras universidades e escolas são sempre bem-vindas”, finaliza Andréa.

A Cooperativa. Trabalhar para que o meio ambiente seja cada vez menos impactado pelas ações do homem é um dos objetivos da Cooperativa São Vicente. Com o apoio da Paróquia São Vicente de Paulo, foi criada em 1999 como gesto concreto da Campanha da Fraternidade, que tinha como tema “Sem trabalho, por quê?”. A Cooperativa de Reciclagem São Vicente é hoje responsável por contemplar um dever e um direito de todo ser humano: o respeito ao meio ambiente e a dignidade do trabalho.

Entre em contato e conheça a Cooperativa São Vicente
(12) 3431-1702 / cooperativasv@gmail.com
Acompanhe as atividades e os trabalhos. Acesse:
facebook.com/cooperativaoleovale
www.cooperativadereciclagem.wordpress.com