Escola Catequética – formação para a vocação cristã leiga
Claudia Dischinger de Lima | Cordenadora da ECAT
Atendendo aos apelos da Igreja e à convocação para a busca contínua do crescimento na fé e no amor a Cristo e à Igreja bem como, tendo em vista as necessidades e expectativas da Diocese e a urgência de uma formação catequética sistemática, Dom Moacir Silva, ainda enquanto nosso Bispo Diocesano incentivou a criação da ECAT – Escola Teológico Catequética da Diocese de São José dos Campos.
A Escola, filiada ao ITEFIST, com objetivo de fornecer subsídios formativos a partir dos eixos correspondentes à Pastoral Catequética visa orientar a vida pessoal e a prática dos catequistas de modo que estes pautem-se no desejo de “comunicar e transmitir o Evangelho, com convicção e autenticidade” e, crescendo “de forma permanente na maturidade da fé, comprometam-se a viver e trabalhar na construção do Reino de Deus” (DNC 255).
Questionado sobre a importância da Escola Catequética para nossa Diocese, Evandro Rodrigues, aluno da ECAT e Coordenador Diocesano da Pastoral Catequética destacou que “nos dias atuais, a catequese de inspiração catecumenal, que equivale ao mesmo processo de iniciação cristã, não pode ser tomada como catequese que prepara para o recebimento dos sacramentos. Ela hoje tem o caráter permanente, por toda a vida. Diante deste desafio é preciso cada vez mais ter certeza de nossa vocação e serviço e empenhar-se na formação teológica…” uma vez que a catequese não é constituída apenas de” perguntas e respostas prontas de um livro que o catequista lê para seu catequizando mas sim de partilha, apoio, afetividade, amizade, equilíbrio e coerência principalmente entre vida e fé.”
Além disso, segundo Sueli Guratti, também aluna da ECAT e Comissão Diocesana Catequética, “basta olhar para nossos catequizandos e para as mudanças pelas quais o mundo vem passando, em especial na área da tecnologia, para percebermos que as pessoas hoje buscam alguém que as convença! Ninguém mais aceita as verdades passivamente; são exigentes, inclusive as crianças. É de fundamental importância que a nossa Diocese capacite catequistas que possam, concluída a Escola, ou até mesmo durante o seu curso, disseminar esse conhecimento em suas comunidades e tenham segurança ao fazê-lo.”
O curso , com a duração de dois anos, é composto por 04 módulos semestrais, sendo 40 horas presenciais para cada módulo e é ministrado nas dependências do ITEFIST ( Av. São João, 2650 – Jardim Colinas – São José dos Campos. Para mais informações ligue: 4009-8383 (aos sábados, das 14h às 17h30.
Curta página da ECAT no Facebook e receba informações atualizadas sobre as atividades realizadas. Clique AQUI e curta!
ANO 2016 merecia ser o ano da Misericordia, no entanto ainda existem muitas violências e misérias em nosso meio sem contar em outras situações, que nós passamos.
Que Jesus misericordioso derrama sobre cada um de nós o seu sangue misericordioso, se nós merecermos.
Amém.