Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Tem início em Dublin o Encontro Mundial das Famílias

Cerimônia de abertura será realizada simultaneamente em todas as dioceses da Irlanda. Foram três anos de preparação.

Foram três anos de preparação, desde que Dublin foi anunciada como cidade-sede do Encontro Mundial das Famílias 2018, durante missa presidida pelo Papa Francisco no encerramento da edição anterior, em Filadélfia, Estados Unidos.

Depois de comissões serem formadas, reuniões e mais reuniões organizadas, milhares de voluntários recrutados e logística definida, a capital da Irlanda se torna por seis dias, a partir de hoje, o centro das atenções da Igreja Católica em todo o mundo.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura se realiza hoje, simultaneamente nas 26 dioceses irlandesas, a partir das 19h, horário local. Em Dublin, sede do encontro, a celebração da Oração da Noite será no centro de convenções RDS, onde também acontecerá o Congresso Pastoral entre quarta e sexta-feira. A celebração tem caráter ecumênico e todas as igrejas cristãs do país foram convidadas a tocar os sinos para marcar o início das atividades.

O tema da 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias está centrado na exortação apostólica pós-sinodal Amores Laetitia, do Papa Francisco: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. O tema será aprofundado ao longo dos três dias de congresso por meio de palestras, debates, testemunhos, além de atividades para crianças e jovens.

Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estão encarregados de conduzir as atividades, que irá percorrer os mais diversos tópicos do documento papal, abordando desde a preparação para o matrimônio nas paróquias até a espiritualidade da família. Temas atuais como o acolhimento e inclusão de homossexuais nas comunidades e os desafios no âmbito familiar também fazem parte da programação.

Casal joseense estará lá

Cristiane Marson de Brito e Luiz Antonio Perrone Ferreira de Brito, de São José dos Campos, irão participar, pela segunda vez, do Encontro Mundial das Famílias. A primeira foi em 2015, na Filadélfia, quando ficaram impressionados com a dimensão do evento, com a presença de vários bispos, representantes da Igreja e as inúmeras famílias.

“Conhecemos uma família de canadenses com oito filhos, todos juntos todos os dias participando de todo o Encontro. Diariamente íamos de trem para o local do Encontro com uma família americana com quatro filhos pequenos, carrinho, mamadeira, o mais velho ajudando os pais a tomar conta dos menores, e participando ativamente do Encontro”, relembra Cristiane.

Cristiane e Luiz Antonio, que irão representar o movimento Equipes de Nossa Senhora. Movimento reconhecido pelo Vaticano em 2002 e que foi fundado em 1938 pelo Padre Henri Caffarel, atualmente em processo de canonização em Roma.

Papa encerra o evento

A chegada do Papa Francisco à capital irlandesa está prevista para a manhã de sábado. Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participa do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park.

No domingo, na parte da manhã a oração do Angelus no Santuário de Knock e na parte da tarde o Santo Padre preside a Eucaristia de encerramento no Phoenix Park, onde são esperadas 500 mil pessoas. No final da celebração será anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]