Notícias da Diocese › 13/05/2018

Encontro discute vida religiosa na diocese

O núcleo diocesano da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) reuniu-se na tarde do dia 24 de março para o primeiro encontro, após eleita a nova Diretoria.

Iniciando com a missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Cesar Teixeira, o encontro contou com presença de mais de sessenta religiosos de várias congregações presentes na Diocese de São José dos Campos.

Para Irmã Nilza Moraes, filha de Maria Auxiliadora (FMA), a grande participação é algo gratificante.”Esse é um fato recompensador e provocativo de grande alegria e esperança para nosso bispo, Dom Cesar, e para o grupo dinamizador do encontro”, avalia a salesiana.

Em sua reflexão, Dom Cesar salientou a urgência da visibilidade da Vida Religiosa na Diocese, como força atrativa para os futuros chamados a esta forma de viver. Após a missa, foi realizada uma dinâmica para que os participantes apresentassem sugestões para a caminhada da CRB neste ano.

“Encerramos nosso encontro com um saboroso lanche para todos os religiosos, incrementado com muita fraternidade e alegria. Todos felizes e demonstrando geral aprovação do primeiro Encontro da CRB… Por tudo, demos graças a Deus!”, conta Ir. Nilza.

A CRB. A Conferência dos Religiosos do Brasil é uma organização nacional de pleno direito canônico, tendo seu estatuto aprovado pela Congregação dos Religiosos. A Conferência tem por finalidade e missão animar a Vida Consagrada, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos, a partir de encontros, seminários e reuniões, onde discutem seus trabalhos, missões e coordenam atividades que visem a construção da comunhão das várias congregações presentes em uma diocese e em todo território nacional.

Na Diocese de São José dos Campos, estão presentes a Ordem dos Servos de Maria, os Salesianos de Dom Bosco, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehoniados), os Irmãos do Santíssimo Sacramento, a Congregação do Verbo Divino, os Legionários de Cristo, a Comunidade Missionária Providência Santíssima, as Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, as Filhas de Maria Auxiliadora, as Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus, a Congregação das Irmãs do Divino Mestre, as Irmãs Carmelitas do Divino Coração de Jesus, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo e o Instituto das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho.