Encerrada a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1
CNBB
Terminou na quinta-feira, 14 de junho, em Aparecida (SP), a 75ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que reuniu os bispos, subsecretários das sub-regiões pastorais, padres coordenadores diocesanos de pastoral e os representantes dos organismos ligados ao Regional.
Durante os três dias de evento foram discutidos temas sobre o Ano da Fé e os 50 anos do Concílio Vaticano II, assim como a Jornada Mundial da Juventude.
Os participantes também sugeriram temas para a Assembleia das Igrejas 2012 que deve ser definido até outubro próximo quando acontecerá esse encontro.
Para encerrar o evento, o arcebispo de São Paulo (SP) e presidente do Regional Sul 1, cardeal Odilo Pedro Scherer, agradeceu a participação expressiva dos bispos, padres e representantes dos Organismos, bem como os que ajudaram na preparação e realização deste evento.
Balanço
O secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, avaliou positivamente o evento. Ele destacou que a assembleia aconteceu num clima de muita participação e fraternidade. “Foi um momento forte de comunhão das Igrejas, tanto na reflexão sobre os desafios para a missão da Igreja no momento atual, quanto na partilha das realizações das várias Comissões Episcopais e Organismos”, sublinhou o secretário.
Na avaliação de dom Tarcísio, o tema da Jornada Mundial da Juventude no Brasil superou as expectativas. “A perspectiva da Jornada Mundial da Juventude no Brasil fez com que o tema da evangelização da Juventude recebesse uma atenção especial, como também o processo de animação e organização para a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, e na Semana Missionária nas dioceses”, avaliou.
A assembleia também contou com a participação do secretário executivo do Regional, padre Nelson Rosselli Filho, que elogiou a assembleia. O padre destacou a importância dos temas discutidos durante a assembleia. “Foi uma assembleia marcada pela riqueza do conteúdo abordado, especialmente sobre a Jornada Mundial da Juventude, onde pudemos saber como estamos se organizando para difundi-la em nossas dioceses”, avaliou.