Embaixador do Brasil junto à Santa Sé agradece a Bento XVI pela criação de novo cardeal brasileiro
Rádio Vaticano
O Papa Bento XVI recebeu, na manhã desta segunda-feira, os 178 embaixadores junto à Santa Sé para as felicitações de início de ano. O Embaixador Almir Franco de Sá Barbuda, que assumiu a Embaixada do Brasil junto à Santa Sé no ano passado, participou pela primeira vez da cerimônia. Barbuda destacou que agradeceu ao Papa pela criação de Dom João Braz de Aviz como cardeal, que acontecerá em fevereiro.
“Isso eu mencionei ao Papa, que o povo brasileiro, a Presidente e o governo brasileiro estavam extremamente satisfeitos com a criação do cardeal”, revelou.
A audiência com o Corpo Diplomático é uma das mais importantes para o Vaticano, na qual o Papa se dirige ao mundo por meio de seus representantes. E, também, como explica Barbuda, porque é o único momento em que todos os embaixadores estão reunidos no Vaticano.
“Existe a oportunidade de conhecer embaixadores de vários países africanos e mesmo europeus, que não tem residência no Vaticano por exercerem funções cumulativas de outras embaixadas. E também porque existe a oportunidade de estar muito próximo do Papa, de cumprimentá-lo. Eu disse algumas palavras sobre a relação do Brasil com a Santa Sé e também que o povo e o governo brasileiro desejavam a Bento XVI sucesso na sua missão apostólica e um bom ano”, contou Barbuda.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude, Barbuda antecipou que em março acontecerá uma reunião aqui no Vaticano, com a participação de autoridades de governo e eclesiásticas do mundo inteiro.
“Virão pessoas que organizaram a Jornada Mundial da Juventude de Madri, as que estão organizando a Jornada do Rio e também representantes das conferências episcopais. Será uma reunião grande na qual se conversará sobre Madri mas, principalmente, sobre o Brasil. Os planos para a Jornada do Rio serão apresentados, o que está sendo feito por parte da organização – que se concentra no Rio de Janeiro – liderada por Dom Orani João Tempesta, com participação dos governos municipal, estadual e federal. Essa vai ser uma grande oportunidade para saber como estão os preparativos para 2013, que eu acredito estarem adiantados”, finalizou.