Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911
Artigos › 10/09/2012

É tempo de animar biblicamente a vida e a pastoral

Uma das urgências da ação evangelizadora em nossos tempos, apresentada pelas Diretrizes Gerais da CNBB, é a animação bíblica da vida e da pastoral. O que significa isso?

Na Bíblia encontra-se o anúncio da salvação oferecida por Deus a toda a humanidade. No contato com a Palavra divina, “útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”, encontra-se o meio eficaz pelo qual “o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (cf. II Tm 3,16-17).

Portanto, é fundamental que o povo de Deus se aproxime da Sagrada Escritura, lugar privilegiado do encontro com Jesus Cristo e com a força transformadora de seus gestos e de sua mensagem, para que sua vida e sua prática pastoral sejam marcadas pela sabedoria que deles provém.

O mês de setembro, dedicado à Bíblia, é tempo privilegiado para que cada cristão católico aprofunde seu contato e compromisso com a Palavra de Deus a fim de que sua vida pessoal e sua atuação de discípulo-missionário se renovem constantemente.

Em primeiro lugar, é necessário que cada pessoa possua a bíblia e, de fato, muitos não a possuem ainda. No mês de setembro, muitas editoras católicas realizam promoções para a venda de bíblias, visando colocar nas mãos de todos o livro da Palavra de Deus. Caso você não possua ainda um exemplar da bíblia, procure e aproveite uma dessas promoções para adquiri-lo.Como fazer isso de maneira concreta?

A participação em formações bíblicas é muito importante para a pessoa possa ler corretamente as Escrituras, compreendendo sua natureza e servindo-se delas como mediação para o diálogo com Jesus Cristo. Assim sendo, procure participar dos cursos bíblicos que as paróquias, normalmente, oferecem neste período.

É fundamental que o encontro com a Palavra de Deus aconteça dentro de uma experiência de fé, para que seu conteúdo seja alimento do espírito e não somente da inteligência. Cultivar a fé por meio da oração favorece um olhar diferente para a Bíblia.

A animação bíblica da vida e da pastoral acontece também por meio da participação das pessoas nos grupos que se reúnem em torno da Palavra de Deus para refleti-la, chamados círculos bíblicos, CEB’s, Igreja nas casas, Paróquia em missão etc. Participar destes grupos ajuda muito na intimidade com a Bíblia.

A aproximação da Sagrada Escritura acontece de forma privilegiada pelo exercício da leitura orante da Palavra de Deus, servindo-se de métodos apropriados a isso. Um método reconhecido e recomendado pela Igreja é o da Lectio divina, que acontece em quatro momentos básicos: leitura, meditação, oração, contemplação/ação. Com facilidade pode-se encontrar orientações para essa maneira de orar com a Palavra de Deus, seja em livros seja na internet. Basta que se deseje para que caminhos sejam encontrados.

Aproveitemos estas dicas e este tempo para nossa vida e nossa missão ganhem novo impulso, iluminadas pela Palavra de Deus.

Pe. Edinei Evaldo Batista
Coord. Diocesano de Pastoral e
Pároco da Prq. Santa Teresa do Menino Jesus 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]