Notícias da Diocese › 20/01/2020

Domingo da Palavra de Deus: ler a Bíblia para despertar a fé

No próximo dia 26 de janeiro, será comemorado pela primeira vez o Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em setembro de 2019, com o objetivo principal de conscientizar a comunidade cristã sobre o valor das Sagradas Escrituras na vida diária.

O Domingo da Palavra de Deus também pretende oferecer uma dimensão unitária às várias iniciativas que a Igreja Católica promove no mundo. Também é uma oportunidade para, em nível local, dar um novo impulso à leitura bíblica no âmbito da pastoral; estabelecer mais um passo para o diálogo ecumênico; exortar os cristãos a tirar das prateleiras empoeiradas um “instrumento” que desperte a nossa fé.

Em sua mensagem, o bispo diocesano de São José dos Campos, Dom Cesar Teixeira, comenta da importância dessa iniciativa. “Iniciamos o ano de 2020 sob à luz da Santa Palavra de Deus. O Papa Francisco instituiu o “Domingo da Palavra de Deus”, a ser celebrado, em toda a Igreja Católica. Queremos viver, como sempre, iluminados por esta Palavra que sinaliza o pensamento e os sentimentos de Deus”.

A celebração foi anunciada em 30 de setembro do ano passado, com a publicação da carta apostólica “Aperuit illis” (Abriu-lhes). Trata-se de uma iniciativa que o Santo Padre confia a toda a Igreja para que “a comunidade cristã se concentre sobre o grande valor que a Palavra de Deus ocupa na sua existência cotidiana”, escreve o Papa na carta.

Na conclusão do Jubileu da Misericórdia, na carta apostólica “Misericordia et misera”, Papa Francisco já havia feito uma alusão a esta perspectiva: “Seria conveniente que cada comunidade pudesse, num domingo do Ano Litúrgico, renovar o compromisso em prol da difusão, conhecimento e aprofundamento da Sagrada Escritura: um domingo dedicado inteiramente à Palavra de Deus, para compreender a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o seu povo”.

:: Veja também ::
Palavra do Pastor: Dom Cesar explica sobre o Domingo da Palavra de Deus na Igreja no Brasil.

Entrega da Bíblia

Na conclusão da celebração eucarística do próximo domingo, 26, o Papa Francisco fará um gesto simbólico: entregará a Bíblia para 40 pessoas representantes de várias realidades da sociedade: bispos, migrantes, pobres, embaixadores, professores, jornalistas, catequistas, seminaristas, detentos e algumas famílias, assim como representantes das Igrejas Ortodoxas e das Comunidades Evangélicas.

Orientações

O Papa afirmou que as comunidades deverão encontrar a forma de viver este Domingo como um dia solene, com a entronização do texto sagrado, de modo a tornar evidente o valor normativo que possui a Palavra de Deus. “Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor”.

Da mesma maneira, Francisco frisou que os padres poderão encontrar formas de entregar a Bíblia, ou um dos seus livros, a toda a assembleia, de modo a fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com a Sagrada Escritura, com particular referência à lectio divina.

“Coloquemo-nos todos no caminho “com Jesus”, Palavra definitiva do Pai para todos nós, para o mundo e para a história. Deus não é mudo, Ele fala a todos pelo seu Filho Unigênito, Palavra eterna do Pai”, comenta Dom Cesar.