Dom Nelson é natural de São Luís, Município de Imaruí, SC. Ordenou-se sacerdote em 28/06/1964, na cidade de Brusque, SC. Foi sagrado bispo em 20/07/1991, tendo sido o segundo bispo de São José dos Campos, exercendo seu ministério de 1991 a 2003, sendo posteriormente bispo de Santo André, até agora.
Tem como lema: “Sem mim nada podeis”
Atuou como bispo membro da Comissão Representativa do Regional Sul 1; coordenador da sub-região de Aparecida; responsável pela Dimensão Bíblico-Catequética, no Regional Sul 1; responsável pela Pastoral Vocacional e membro do Conselho Fiscal no Regional Sul 1; membro do Conselho Permanente da CNBB (2007 – 2011).
Esteve à frente do Regional Sul 1 da CNBB do Estado de São Paulo como presidente por dois mandatos. Foi eleito para a presidência do Regional em 2003. Em 2007, foi reeleito para um segundo mandato que terminou em 2011.
Estiveram presentes na celebração o Arcebispo Primaz de São Salvador da Bahia e Pregador do Jubileu, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger; o Bispo de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral; o Bispo de Taubaté, Dom Carmo João Rhoden; o Bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira; o Bispo Emérito de Lorena, Dom Benedito Beni dos Santos; o Bispo de Campo Limpo, Dom Luis Antonio Guedes; o Bispo auxiliar de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau e o Abade do Mosteiro São Bento de São Paulo, Dom Mathias Tolentino Braga.
Também marcaram presença o Clero diocesano de Santo André, diversos Padres da Diocese de São José dos Campos, dente outros, além dos familiares de Dom Nelson e de fiéis de várias comunidades pastorais que lotaram a catedral diocesana.
Em seu pronunciamento, dom Nelson Westrupp, scj, recordou da felicidade do seu primeiro dia quando foi ordenado presbítero. “Estou vivendo neste Jubileu, pela graça de Deus, a felicidade do primeiro dia, um dia que não teve ocaso até agora. Sinto que minhas mãos ainda exalam e recendem o perfume do Óleo Sagrado daquele primeiro dia”, disse.
Hoje, disse dom Nelson, “se algum aventureiro me perguntar o segredo de minha felicidade sacerdotal, repetirei com o Salmista aquele verso que aprendi ao me tornar coroinha: “Irei ao altar de Deus, ao Deus que é minha alegria e meu júbilo” (Sl 43/42, 4), pois, foi Ele que me enviou para ser nos místicos prados e campinas de Taubaté, de Roma, de Brusque, de São José dos Campos e do Grande ABC, o venturoso semeador da caridade pastoral, flor que nunca murcha e luz que não se apaga no coração sacerdotal fiel a Cristo e à Igreja”, afirmou emocionado.
Durante a celebração, com a catedral totalmente lotada, os presentes fizeram uma retrospectiva pelas cinco décadas percorridas por Dom Nelson em seu sacerdócio ministerial e agradeceram a Deus por esses abençoados 50 Anos de Sacerdócio. “Este cinquentenário é como uma bela árvore frondosa com saborosos frutos de dedicação, zelo pastoral, amor, entrega, oblação, comunhão e oração”, expressaram os fiéis.
Em entrevista à Milícia da Imaculada, Dom Nelson Westrupp disse estar alegre com a ação de graças pelos seus 50 anos de vida sacerdotal, ainda mais feliz por celebrar junto com o Jubileu da Diocese de Santo André. “Sem dúvida, poder celebrar uma data especial e significativa, tanto para a Diocese como para mim pessoalmente, é sempre motivo de alegria. E alegria maior ainda é poder agradecer a Deus e sentir-se envolvido numa única ação de graças. Tanto o Jubileu de ouro sacerdotal como o Jubileu de Diamante da Diocese, são momentos fortes para recordar o amor e a obra de Deus em nossa história, para agradecer, mas também revisar, reavivar e pautar metas com novo ardor para o serviço ao Reino de Deus”.
Em agradecimento pelas felicitações por seus 50 anos de sacerdócio, Dom Nelson enviou esta carta a Dom Cesar e ao clero da Diocese de São José dos Campos (Clique na imagem para ampliar):