Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Dom Moacir toma posse na Arquidiocese de Ribeirão Preto

“Com esta celebração eucarística estou iniciando meu ministério pastoral nesta Igreja Particular de Ribeirão Preto. Venho com alegria, pois tenho certeza de que esta é a vontade de Deus para mim neste momento de minha vida. Venho com a disposição de doação total de mim mesmo a esta missão. Eu não me pertenço. Assumo esta missão, firmado na graça de Deus que jamais falta. Rezem por mim para que eu não atrapalhe a ação de Deus”, disse o arcebispo de Ribeirão Preto dom Moacir Silva, na homilia, durante a concelebração eucarística da posse canônica, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, em Ribeirão Preto (SP), no domingo, 23 de junho, às 10 horas.

procissao_posseD. Moacir foi empossado canonicamente como o oitavo arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto. Mais de 3 mil fiéis acompanharam a concelebração eucarística, inclusive na parte de fora da igreja com a instalação de um telão. A concelebração contou com a presença do cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, do cardeal arcebispo emérito do Rio de Janeiro dom Eusébio Scheid, dos bispos e administrador diocesano das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto: Franca, São João da Boa Vista, Barretos, Jaboticabal, Jales e Catanduva, além de bispos e arcebispos de diversas dioceses, mais de 100 presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, autoridades civis e militares, representantes das paróquias da arquidiocese e também cerca de 300 diocesanos da diocese de São José dos Campos, onde permaneceu por 8 anos e meio.

Às 10 horas a procissão com os padres do Colégio de Consultores, os Vigários Forâneos, os bispos e arcebispos, e dom Moacir, deixou a residência episcopal e adentrou a praça em direção à Catedral. À frente da procissão a Banda Marcial Municipal Nayara Marchetti Rocha executou músicas e os fiéis saudaram o novo arcebispo. D. Moacir ao chegar à porta da Catedral foi acolhido pelo padre Nasser Kehdy Netto, até esta data administrador arquidiocesano, e pelo pároco da Catedral padre Francisco Jaber Zanardo Moussa. De acordo com ritual da posse recebeu o crucifixo, fez a aspersão pelo corredor central da Igreja e rezou na capela do Santíssimo. Em seguida se paramentou e deu-se início a procissão de entrada. No altar, o padre Nasser apresentou aos fiéis a Bula Papal, e a entregou ao chanceler do arcebispado padre Samuel Matias para a leitura. Ao final da leitura os fiéis saudaram o arcebispo com calorosa salva de palmas Na continuidade do rito, o cardeal dom Odilo, saudou o novo arcebispo desejando-lhe um ministério de muita luz e graça: “Alegremo-nos, alegra-te Igreja que está em Ribeirão Preto. A Igreja de Ribeirão Preto se alegra com a chegada e a posse do seu novo pastor. E em nome do Regional Sul 1 da CNBB desejo-lhe muita luz e graça de Deus. Que São Sebastião, padroeiro desta arquidiocese, interceda pelo senhor”, ressaltou o cardeal. Terminada a saudação o cardeal entregou o báculo a dom Moacir e o conduziu à cadeira presidencial (cátedra), estando agora legitimamente empossado, e mais uma vez os fiéis o saudaram com efusiva salva de palmas.

Na sequência, Manuel de Fátima Soares, representante do secretariado de pastoral, leu mensagem de acolhida em nome dos leigos, e o padre Marcelo Luís de Sousa, representante dos presbíteros, proferiu mensagem em nome do clero arquidiocesano. Os padres e diáconos, em sinal de obediência e unidade, se aproximaram em fila para cumprimentar o arcebispo.

homilia_dom_moacir_silva

Dom Moacir: “Aos irmãos sofredores, doentes e pobres, asseguro minha proximidade e oração”


Ao término da concelebração, depois da oração, o chanceler do arcebispado padre Samuel leu a ata da posse, e após a bênção, dom Moacir comunicou como primeiro ato de seu ministério episcopal a recondução dos padres do Conselho Presbiteral e do Vigário Geral. Com a alegria e a esperança de um ministério fecundo os fiéis saudaram com calorosas palmas dom Moacir desejando-lhe paz e luz para iniciar o seu pastoreio na Igreja Particular de Ribeirão Preto.
Homilia – O arcebispo dom Moacir, antes de iniciar a homilia fez memória ao seu antecessor D. Joviano que há um ano, neste mesmo dia, foi sepultado na Catedral, e pediu um minuto de silêncio. Ao proferir a homilia o arcebispo destacou o sentido da unidade e do caminhar juntos, e pediu aos padres, diáconos, leigos e leigas, religiosos e religiosas, seminaristas, e povo de Deus para atuarem como testemunhas da Palavra de Deus no mundo. D. Moacir se comprometeu em estar próximo dos mais necessitados, e ressaltou a importância da participação dos jovens na igreja: “Aos irmãos sofredores, doentes e pobres, asseguro minha proximidade e oração. (…) Aos queridos jovens recordo: vocês são o presente da Igreja e da humanidade. A Igreja precisa de vocês, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada, dizia Bento XVI aos jovens em São Paulo, em 2007”. Com a reflexão das leituras da liturgia do domingo e a invocação a São Sebastião o arcebispo concluiu a homilia.

De Ribeirão Preto, Márcio Smiguel Pimenta
Assessoria de Comunicação| Arquidiocese de Ribeirão Preto

Dom Moacir Silva, 58, é natural de São José dos Campos. Nasceu no dia 16 de julho de 1954. Estudou filosofia no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP), e teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 06 de dezembro de 1986. Sua nomeação episcopal aconteceu no dia 20 de novembro de 2004. Ordenado bispo em 11 de dezembro de 2004. Exerceu por oito anos e meio a função de bispo de São José dos Campos. Seu lema episcopal é “Permanecei em mim” (Jo 15,4). É vice-presidente do Regional Sul 1 – CNBB.

 

Arquidiocese de Ribeirão

Localizada no oeste do Estado de São Paulo, a Arquidiocese de Ribeirão Preto é constituída por 20 municípios e possui 88 paróquias, distribuídas em 10 foranias. Está na região metropolitana que compreende as Dioceses de Barretos, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Jales, São João da Boa Vista e São José dos Rio Preto.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

[bws_google_captcha]