Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Dom Joaquim Mol é nomeado como bispo coadjutor para a diocese de Santos, em São Paulo

 

O Papa Francisco acolheu o pedido apresentado por dom Tarcísio Scaramussa de poder contar com a colaboração de um bispo coadjutor, e nomeou, nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães como bispo coadjutor da diocese de Santos, no Estado de São Paulo, transferindo-o do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). A nomeação foi publicada nesta segunda-feira, 24 de fevereiro. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação à dom Joaquim Mol.

 

Dados biográficos e trajetória eclesial

Licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela PUC Minas. Mestre em Teologia pela FAJE. Professor e pesquisador na PUC Minas (1990-2022). Professor do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino, ISTA (1990–2005), do Instituto Marista de Ciências Humanas (1992–1995) e do Instituto Regional de Pastoral Catequética. Fundador e coordenador do Instituto Superior de Pastoral PUC Minas, ISPAL (1998–2011). Editor fundador da Revista HORIZONTE, de estudos de Teologia e Ciências da Religião da PUC Minas.

Catequista desde 1975 e como presbítero desde 1988, dom Mol, desde 2006, foi bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Também é conferencista e assessor, desde 1993, nos campos da teologia, pastoral, comunicação e humanismo.

Na CNBB, dom Joaquim Mol presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação  de 2011 a 2015 e também a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, de 2015 a 2023. Foi presidente do GT para acompanhamento da Reforma Política no Brasil (2008–2015), do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC Brasil), de 2011 a 2015. Retornou a este último Conselho no quadriênio 2015-2019.

Foi reitor da PUC Minas, de 2007 a 2022, e membro do Pontifício Conselho da Cultura do Vaticano (2015-2022). Membro do Observatório da Comunicação Religiosa no Brasil e do Observatório Eclesial Brasil. Seu lema “Porque Deus é Amor”, foi escolhido como fundamento de todas as coisas e como explicação única para este ato de fé: ser bispo na Igreja de Jesus Cristo, na verdade, o menor e o último dos bispos.

Saudação a Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães

 

Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia de sua nomeação para o ofício de Bispo Coadjutor da diocese de Santos, em São Paulo. Alegramo-nos com Dom  Tarcísio Scaramussa, bispo Salesiano Dom Bosco (SDB), que poderá contar com o seu apoio fraterno no pastoreio dessa porção do povo de Deus no Estado de São Paulo.

Tendo celebrado no último sábado, 22/2, a Cátedra de São Pedro, Apóstolo, recordamos, por ocasião de sua nomeação como Coadjutor da diocese de Santos, a “Lumen Gentium” e o que ela define sobre a missão dos bispos: “ensinar, santificar e governar o povo de Deus”.

Manifestamos também agradecimento à sua valorosa contribuição à nossa Conferência, sobretudo por, entre outros, a sua condução da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, no período de 2011 a 2015, e da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, de 2015 a 2023.

Que Nossa Senhora do Rosário, padroeira da diocese de Santos, o ilumine e ilumine seus passos neste novo momento de seu ministério episcopal

Em Cristo,

Cardeal Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.