Dom Damasceno anuncia abertura do processo de canonização do padre Anchieta

Site oficial da Arquidiocese de Aparecida

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar, Dom Darci José Nicioli, receberam a imprensa da região para uma coletiva de balanço do ano de 2013. O encontro aconteceu no Seminário Bom Jesus em Aparecida.

Em sua colocação, Dom Damasceno falou sobre a vinda do Papa Francisco ao Brasil e a Aparecida; a 1ª Exortação Apostólica do Papa Francisco, a realização do Sínodo da Família em 2014; a mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz, celebrado no dia 1º de janeiro, e a Campanha da Fraternidade de 2014.

O tema da mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2014 trata sobre o tema Fraternidade, fundamento e caminho para a Paz. Já a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema do tráfico humano.

Padre Anchieta – Dom Damasceno aproveitou a coletiva para anunciar que o Papa Francisco autorizou o início do processo de canonização do Padre José de Anchieta, elevado a beato pelo Papa João Paulo II em 1980. O processo ainda não tem data de início, que será anunciada pela Congregação da Causa dos Santos no Vaticano.

Padre José de Anchieta era espanhol jesuíta, que atuou na catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Foi também teatrólogo, historiador e poeta. Ele nasceu na cidade de San Cristobal de La Laguna (Espanha) em 19 de março de 1534 e morreu .na cidade de Iriritiba (atual Anchieta no estado do Espírito Santo) em 9 de junho de 1597.

Dom Darci – Dom Darci Nicioli relembrou a nomeação de um bispo auxiliar para a Arquidiocese de Aparecida; a ordenação de mais um Diácono Transitório para a arquidiocese e os trabalhos para alavancar o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão em Guaratinguetá.

Ele também anunciou que a TV Aparecida vai transmitir a missa de Natal às 18h, no dia 24 de dezembro, direto do Santuário de Frei Galvão. E, logo após, às 21h, a missa natalina do Santuário Nacional.