Notícias da Diocese › 20/09/2019

Dom Cláudio Hummes estará na Diocese para falar sobre o Sínodo para a Amazônia

O relator geral do Sínodo para a Amazônia preside missa em São José dos Campos

O Cardeal Dom Cláudio Hummes, relator geral do Sínodo Pan-Amazônico e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) estará na Diocese de São José dos Campos no próximo dia 29 de setembro. O arcebispo emérito de São Paulo irá presidir a missa de encerramento do evento “Pró-Sínodo para a Amazônia” que inicia no dia 28, sábado.

Dom Cláudio terá oportunidade de falar sobre o Sínodo para a Amazônia: novos caminhos para a Igreja.

Dom Cláudio foi nomeado pelo Papa Francisco como relator geral do Sínodo Geral dos Bispos para a Pan-Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro, em Roma. A Assembleia Sinodal ocorrerá após um longo período de preparação de toda a Igreja, por meio de consultas, fóruns, assembleias em níveis locais e internacionais, realizadas no decorrer de 2018 e no primeiro semestre deste ano. “A Assembleia Especial para a Pan-Amazônia é chamada a encontrar novos caminhos para fazer crescer o rosto amazônico da Igreja e também responder às situações de injustiça da região”, diz o Documento Preparatório.

Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio também é o atual presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica, que congrega nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. É nesta região que está a Pan-Amazônia, concentrando mais de um terço das florestas primárias do mundo. É uma das maiores reservas de biodiversidade do planeta, abrigando 20% da água doce não congelada.

Dom Cláudio lembra que a Assembleia Sinodal para a Pan-Amazônia foi convocada pelo Papa Francisco, em 2017. “O Sínodo é um ‘caminhar juntos’, escutar, ser inclusivo, respeitar as diferenças e, juntos, nos iluminar uns aos outros”, respondeu o cardeal ao site do Vatican News.

Pró-Sínodo

O “Pró Sínodo para Amazônia” acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro (sábado e domingo), no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, no centro de São José dos Campos.

A abertura do encontro será às 8h do dia 28. Na sequência, a primeira conferência abordará o tema “Por uma consciência planetária no contexto do Sínodo para a Amazônia”, com o Irmão Afonso Murad, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Murad também possui MBA em Gestão e tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP) e é colaborador na Rede Eclesial Panamazônica (REPAM).

Moema Miranda

Na parte da tarde, o tema “Da Amazônia a Roma: o desafio de sermos uma Igreja sinodal, em saída, na defesa da Casa Comum” será apresentado por Moema Miranda, antropóloga, com mestrado em Antropologia Social, pelo Museu Nacional – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Miranda integra a equipe docente do Instituto Teológico Franciscano (ITF), onde participa do Grupo de Estudos em Ecoteologia. É doutoranda em Filosofia, na PUC-RJ. É secretária da Rede Iglesias y Mineria, da qual participam 70 entidades da América Latina. É assessora do grupo de trabalho Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integra o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. Coordena o Projeto “Diálogo dos Povos – Uma articulação Sul-Sul”, com a participação de entidades e redes da América Latina e da África. É membro da Coordenação Nacional do Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia (SINFRAJUPE) e da Assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica, REPAM. É professa na Ordem Franciscana Secular (OFS).

A programação do Pró-Sínodo continua no domingo, às 8h. Após a oração inicial membros do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) irão testemunhar sobre missão na Amazônia. Realidades desafiadoras e o compromisso em levar a mensagem do Evangelho serão apresentados por missionários que estiveram naquela localidade. Também as religiosas da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada contarão suas experiências nas diversas realidades de missão ad gentes e o novo desafio que coordenam – o Barco-Hospital “Papa Francisco”, que leva atendimento básico de saúde e espiritual a cerca de 700 mil pessoas ao longo do Rio Amazonas, no Estado do Pará, ao norte do Brasil. Três irmãs Pequenas Missionárias, de São José dos Campos, fazem parte da tripulação que leva serviços de saúde às populações ribeirinhas.

Também na parte da manhã, Frei Nilo Agostini explanará sobre o tema “Nossa missão cotidiana no Cuidado da Casa Comum”. Frei Agostini é pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com estágio na Escola de Altos Estudos de Paris (2018), doutor em Teologia pela Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg, França, onde obteve também o mestrado. Atua como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade São Francisco, em Itatiba/SP. O religioso é autor de 17 livros, coautor em obras coletivas e de várias dezenas de artigos em periódicos especializados.

Encerrando o Pró-Sínodo para a Amazônia, o Cardeal Dom Cláudio Hummes preside a santa missa e também contará suas experiências na REPAM e poderá expor sobre o Sínodo que acontecerá de 6 a 27 de outubro, em Roma.

Faça sua inscrição e participe do evento.