Notícias da Diocese › 15/08/2019

Dom Cesar visita Obra Assistencial e Social Coração de Maria

Dom Cesar Teixeira  vem sempre realizando visitas às comunidades paroquiais, obras sociais e organismos que compõem a Diocese. Sempre sendo um momento de estar mais próximo do rebanho que lhe foi confiado desde 2014.

Visita

O dia 12 de agosto foi uma ocasião especial para o bispo conhecer a realidade da Obra Assistencial e Social Coração de Maria: para melhor animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral. A visita foi um momento especial de vivência da comunhão eclesial e colaborou para a animação da missão pastoral e evangelizadora.

História da Obra

Situada na Região Sul de São José dos Campos, a Obra Coração de Maria foi fundada no dia 4 de agosto de 1985 pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid. Sendo uma instituição da organização privada, pertencente a Paróquia Coração de Jesus, e sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida e que atende as famílias e a comunidade local em situação de vulnerabilidade social.

A entidade mantém uma creche atendendo crianças de 3 a 6 anos em período integral. Já crianças e adolescentes 6 a 14 anos frequentam a Obra Social em período parcial (manhã ou tarde), contrário ao período que frequentam a escola.

Os dois projetos atendem atualmente muitas crianças e adolescentes oferecendo um espaço adequado, seguro e condições para que possa ser desenvolvido um trabalho educativo de qualidade, proporcionando aos pais que trabalham a possibilidade de promoção social e às crianças e adolescentes a oportunidade de desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos e sociais.

Objetivando favorecer o acesso de crianças e adolescentes, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social, aos serviços assistenciais em regime de creche e centro de convívio, possibilitando melhoria em qualidade de vida e contribuindo para os aspectos preventivos, sociais e culturais, especificamente proporciona:

• Atividades desenvolvidas junto com as crianças monitoradas por profissionais qualificados visando a participação em projetos como artes, cidadania, e educação para valores, música e outros;
• Acompanhamento escolar;
• Atividade escolar;
• Atividades culturais;
• Atividades externas (Passeios, Eventos e Viagens);
• Atendimento e trabalho sócio-educativo.

A Obra está iniciando mais um projeto de atendimento denominado provisoriamente “Projeto Adolescente”, que visa atender os adolescentes já matriculados na entidade, além da possibilidade de incluir novos adolescentes, propondo uma nova dinâmica de trabalho, que permita assim a abordagem de questões que fazem parte do “mundo dos adolescentes” conforme foi percebido na observação do dia-a-dia. Os assuntos mais frequentes são: sexualidade, relacionamento familiar, convívio social, ética, transformações físicas, identidade pessoal e orientação profissional.

Obra Assistencial e Social Coração de Maria

R. Batatais, 13 – Bosque dos Eucaliptos – SJCampos
Telefone: 3936-1874 / 3936-2177
Facebook: www.facebook.com/oascm

Clique AQUI  e confira as fotos da visita!

1 Comentário para “Dom Cesar visita Obra Assistencial e Social Coração de Maria”

1. Foi um momento histórico para a Obra Social. Obrigada Dom Cesar pela sua visita