Dom Cesar Teixeira celebra o Jubileu de Linho de sua Ordenação Episcopal
Louvamos e agradecemos a Deus pelo Ministério de nosso bispo diocesano. Hoje, 29 de março, Dom Cesar celebra 13 anos de vida Episcopal. Que o Senhor da vida o abençoe e recompense por sua vivência em nosso meio!
Missa em Ação de Graças
Dom Cesar celebrará, hoje (29), às 19h30, na Catedral São Dimas, uma Missa em Ação de Graças pelo 13º aniversário de sua Ordenação Episcopal. Venha participar presencialmente ou acompanhe pelas mídias sociais!
Sua vida Episcopal na Diocese
Pela primeira vez em sua história, a Diocese de São José dos Campos recebeu um bispo já ordenado e com uma experiência episcopal de 5 anos. Dom José Valmor Cesar Teixeira, sdb, foi transferido da Diocese de Bom Jesus da Lapa – BA, para conduzir o rebanho de Cristo presente na Igreja Particular de São José dos Campos. Sua posse foi no dia 17 de maio de 2014, no Centro da Juventude Dr. Fuad Cury. No dia 18 de maio foi acolhido na Igreja Catedral.
Logo de início preocupou-se em convocar a 4ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que ocorreu em 2015 e desencadeou a elaboração do PDEP (Plano Diocesano de Evangelização e Pastoral), aprovado em 2017.
Atendendo às orientações do Papa Francisco, sobretudo no campo da Pastoral Familiar em nossos tempos, criou a Pastoral Judiciária para favorecer o acesso das pessoas que suspeitam da validade de seu matrimônio e procuram o Tribunal Eclesiástico para a verificação dessa suspeita.
Desde sua chegada tem realizado com dedicação a visita pastoral às comunidades paroquiais, sendo que já esteve 31 paróquias. Nessa oportunidade celebra com o povo, reúne-se com as lideranças, visita enfermos, comunidades, obras sociais e outras, quando há. Também verifica os livros paroquiais (registro de batismos, matrimônios e livro de tombo), apresenta a Diocese em sua constituição e organização e dá orientações para que a paróquia caminhe sempre em comunhão com a Igreja e a Diocese.
Dom Cesar possui um tino administrativo aguçado, que tem contribuído para o avanço da Diocese de São José dos Campos em sua organização financeira e conquista de patrimônios, sobretudo nas paróquias. Um grande passo que a Diocese deu sob o governo deste bispo foi a organização do arquivo diocesano, com a separação e identificação de toda a documentação relativa aos 40 anos de sua história.
Em seu governo deu-se a construção da nova ala do Seminário Santa Teresinha, que o tornou mais amplo e adequado às suas finalidades, constituindo-o como um espaço formativo e propício a pequenos encontros de padres que favorecem tanto a estes quanto aos seminaristas.
Sua experiência como superior religioso e seu espírito empreendedor o fazem presente junto às lideranças da Diocese, sempre acompanhando, orientando o que se elabora e exigindo resultados daquilo que se executa. Tem uma presença significativa junto aos seminários, acompanhando de perto o processo formativo em todas as suas etapas.
Biografia
Lema episcopal: Somos de Deus
Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB, nasceu em 1º de março de 1953, em Rio do Sul – SC. Sua ordenação presbiteral foi em 9 de dezembro de 1979.
Em 28 de janeiro de 2009 foi nomeado bispo de Bom Jesus da Lapa – BA e foi ordenado em 29 de março do mesmo ano, sendo bispo ordenante principal Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, e co-ordenantes Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo Emérito de Curitiba, e Dom José Jovêncio Balestieri, Bispo Emérito de Rio do Sul.
Em 20 de março de 2014 foi nomeado Bispo para a Diocese de São José dos Campos – SP. Tomou posse canônica no dia 17 de maio de 2014.
Fez o noviciado salesiano em Taquari/RS nos anos 1970-1971 e em 1977 emitiu os votos perpétuos. Estudou filosofia na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena/SP. Fez seus estudos teológicos na PUC de Curitiba. Fez o curso de mestrado em História da Igreja na Universidade Gregoriana de Roma, o Bacharelado em Estudos Sociais na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras em Lorena e pós-graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. MBA em Gestão Estratégica Institucional pelo Instituto “Northia”, de Florianópolis/SC.
Foi formador na Inspetoria São Pio X; Professor no Studium Theologicumem Curitiba (1988-1994 / 1997-2000); Diretor do Instituto Salesiano em Curitiba (1989-1990)/1997-2002); Conselheiro inspetorial em Porto Alegre (1985-1986 / 1987-1990 / 1997-2002); Vice-inspetor de Porto Alegre (1990-1996); Coordenador Nacional das Equipes Inspetoriais da Pastoral Juvenil (1995-1998); Inspetor (Provincial) da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre (2002-2008) e Vice-Presidente da CISBRASIL (Conferência das Inspetorias Salesianas do Brasil). É o presidente, na CNBB nacional, da Comissão Comunhão e Partilha. Na CNBB Sul 1 faz parte da Comissão Econômica do Estado.
Brasão Episcopal
LEMA: “SOMOS DE DEUS” (Ex Deo Sumus), da Primeira Carta de São João, colocando Deus como o Senhor de nossas vidas e da História (1Jo, 4, 6). Somos chamados a escutar Sua Voz e anunciar o seu Evangelho.
CRUZ: é da cruz que nos vêm a salvação. “Quem quiser me seguir tome a sua Cruz”…
RIO – ÁGUA: Pelo Batismo somos todos chamados a sermos discípulos missionários do Bom Jesus. O rio é o Paraíba que corta a Diocese e marca sua vida;
ESTRELA: representa Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, a primeira discípula missionária do Senhor. Aquela que esteve “de pé” junto à Cruz…
CORAÇÃO: representa o amor de Deus por todos os seus filhos, especialmente os jovens e o povo sofrido. Lembra também a Congregação Salesiana, da qual o novo bispo é filho.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.