Dom Cesar participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB
Dom Cesar, bispo diocesano de São José dos Campos, está participando da 61ª Assembleia Geral da CNBB. Um momento forte de comunhão entre os bispos do Brasil. A Assembleia se realiza até o dia 19 de abril no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional em Aparecida.
Mais de 400 bispos participam deste encontro, entre eles cardeais, bispos eméritos e titulares.
A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora se configuram como temas principais da programação, tendo três temáticas prioritárias, a saber, Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude.
A CNBB é a maior conferência episcopal do mundo com a participação de 442 bispos na 61ª edição da Assembleia Geral em 2024, número recorde e até maior que o total de bispos em muitos países próximos, como destacou o dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da entidade durante a primeira coletiva de imprensa do encontro eclesial.
“A vida de fé acontece na comunidade. Por isso, um dos grandes desafios que as novas diretrizes podem ter diante de si é como propor o Evangelho às novas gerações. Pensando, sobretudo, nos adolescentes” explicou dom Jaime sobre um dos temas da Assembleia. Segundo o presidente da CNBB, os jovens sofrem uma “mudança geracional” a cada cinco anos, o que dificulta a comunicação com eles.
RETIRO ESPIRITUAL
Como parte da programação, aconteceu o Retiro Espiritual do episcopado brasileiro com a pregação do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. Com o tema “O Caminho Sinodal”, três pontos importantes serão abordados no momento de oração: comunhão, participação e missão, segundo o cardeal.
O secretário de Estado também destacou oportuna a preocupação dos bispos com a evangelização da juventude católica, pois é também a partir dos jovens que a vida espiritual nasce nas comunidades.
BISPOS PAULISTAS
Do Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses e dioceses paulistas, 56 bispos participam da 61ª edição da AG. Dentre eles, 48 bispos titulares e auxiliares, seis eméritos, dois cardeais, um bispo eleito e um bispo de outro rito.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.