Notícias da Diocese › 09/11/2020

Dízimo: uma experiência de fé

O mês de novembro na Diocese de São José dos Campos, é marcado por um trabalho de conscientização sobre o valor e a importância da partilha do Dízimo.

O dízimo não se resume apenas ao dinheiro, é importante destacar que o dízimo é parte integrante do processo de evangelização da Igreja. O Amor e a Graça de Deus são gratuitos, não são produtos de comercialização juntos aos cristãos. Deus nos oferece tudo de forma gratuita. Essa é a dimensão religiosa do dízimo.

E é a partir desta gratuidade, que a Igreja exorta todos os cristãos leigos ao sentimento de pertença, gratidão e corresponsabilidade das ações pastorais da comunidade paroquial.

Em tempos de pandemia, contribuir com o dízimo é também um ato de solidariedade, pois a missão da Igreja não para, a caridade sempre é uma das prioridades.

Isso pode ser evidenciado nas inúmeras ações sociais realizadas na Diocese de São José dos Campos, em parceria com a Cáritas Diocesana, Sociedade São Vicente de Paulo, Obras Sociais, Paróquias, e muitos outros organismos, que se dispuseram a ajudar, e parte do dízimo tem essa dimensão caritativa.

A Instrução “A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja”, afirma que “A paróquia é uma casa em meio às casas”, e como em toda casa, é necessário realizar manutenções e pagar as contas de consumo. E isso só é possível, através da dimensão eclesial do dízimo, pois parte do valor arrecadado é para essa finalidade.

É importante falar sobre a dimensão missionária também, pois essa, permite a partilha de recursos entre as paróquias de uma Diocese e entre dioceses, manifestando a comunhão que há entre elas. Podemos exemplificar, através da Coleta do Dia Mundial das Missões, que foi realizada no dia 18 de outubro, destinada as Pontifícias Obras Missionárias. E também na obra de ampliação do Seminário Diocesano Santa Teresinha, em que cada Paróquia contribuiu com um valor, para que a Diocese pudesse atender melhor os vocacionados.

O Dízimo é um exercício de partilha em que você se coloca disponível a cuidar das dimensões Missionária, Caritativa, Religiosa e Eclesial da nossa Igreja.

Procure a pastoral do dízimo em sua paróquia e participe desta evangelização!