Av. São João, 2650 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP, 12242-000 - (12) 3928-3911

Diretrizes Diocesanas dos Ministérios Extraordinários da Comunhão, Benção, Consolo e Esperança

Na Festa de São Mateus Moreira, Dom Cesar, juntamente com o Pe. Gustavo Munhoz, padre assessor dos Ministérios Extraordinários juntamente com a coordenação diocesana, lançam as Diretrizes dos Ministérios Extraordinários da Comunhão, Benção, Consolo e Esperança, para a Diocese de São José dos Campos.

Confira abaixo uma mensagem especial de nosso Pastor, Dom Cesar:

 

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

É com grande alegria e profunda gratidão que me dirijo a vocês, chamados a um serviço tão significativo na Igreja. A missão de vocês é verdadeiramente extraordinária, pois são instrumentos da graça de Deus, para levar o próprio Corpo e Sangue do Senhor aos fiéis, especialmente aqueles que, por diversas razões, não podem participar plenamente da mesa eucarística; sendo suas testemunhas e instrumentos de sua bênção e levando consolo e esperança aos fiéis em momentos de dor. Que a alegria do Senhor seja a vossa força, e que a firmeza na fé vos guie em cada passo desta nobre tarefa.

Apresentamos estas novas diretrizes, fruto de um trabalho feito por muitas mãos e que lhes entregamos para iluminar e dirigir os trabalhos em unidade com toda a Igreja. Lembrem-se sempre da dignidade do ministério que lhes foi confiado: Vocês não são meros distribuidores, mas portadores de Cristo, levando a presença real do Salvador aos corações sedentos. Que esta consciência vos encha de reverência e de um santo temor, mas também de uma inabalável alegria, pois sois colaboradores diretos na obra salvífica de Cristo.

Aos que forem ministros das bênçãos, lembrem-se que vocês participam do sacerdócio batismal, sendo chamados a ser “bênção” e a abençoar. É verdade que quanto mais uma bênção se relaciona com a vida eclesial e sacramental, mais sua administração é reservada ao ministério ordenado (bispos, sacerdotes ou diáconos) No entanto, em certas circunstâncias e com as qualidades apropriadas, os fiéis leigos podem administrar alguns sacramentais.

No que diz respeito aos Ministros do Consolo e da Esperança, recordem-se que na celebração das exéquias, vocês oferecem um serviço de inestimável valor à comunidade, pois na ausência de um sacerdote ou diácono, os fiéis leigos podem conduzir os ritos fúnebres e testemunhar a solidariedade de Cristo com os enlutados, animando-os na esperança com perspectiva para a eternidade.

Que vocês sejam alegres em cada bênção que proferem, em cada palavra de consolo que oferecem às famílias enlutadas, pois levam a esperança e a paz de Cristo, e que a Eucaristia que distribuem seja para vocês mesmos a fonte inesgotável de graça e de força para perseverar com zelo e dedicação neste santo serviço. A presença de vocês é um sinal visível do cuidado da comunidade eclesial para com seus membros. Sejam firmes na fé, na oração e no testemunho de vida, para que aqueles a quem servem possam ver em vocês a face amorosa de Jesus. Sejam assíduos na leitura e meditação da Palavra de Deus.

Que o Espírito Santo os capacite e os guie sempre nesta missão tão santa. Que Deus os abençoe e os guarde.

São José dos Campos, 3 de outubro de 2025

Festa de São Mateus Moreira, patrono dos Ministros Extraordinários

Dom José Valmor Cesar Teixeira, SDB

Bispo diocesano de São José dos Campos

Baixe AQUI as DIRETRIZES GERAIS DOS MINISTÉRIOS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO, BÊNÇÃO, CONSOLO E ESPERANÇA

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.