Notícias da Diocese › 13/09/2018

Diocese prepara material audiovisual sobre eleições 2018

Membros da Comissão Sociopolítica da Diocese reuniram-se nos últimos meses para planejamento de ações visando o período eleitoral que o país já começa a viver.

Durante os encontros foi definida a elaboração e distribuição de diferentes materiais audiovisuais, que serão já foram distribuídos para as paróquias para serem veiculados nos finais de semana que antecedem as eleições.

O conteúdo das mensagens relaciona-se com temas importantes para o qualificado exercício da cidadania: nossa democracia, o voto e as suas consequências, o perfil dos candidatos, entre outros e foi produzido pelo Departamento de Comunicação diocesano.

Dom Cesar, bispo de São José dos Campos, abre a série de vídeos fazendo uma abordagem sobre o verdadeiro sentido da palavra Política (com inicial maiúscula) fazendo referência ao que a Igreja orienta por meio da Doutrina Social da Igreja. “A Palavra de Deus deve ecoar na plenitude da vida das pessoas e em todas as suas dimensões, inclusive na ação política,” sintetiza o bispo na mensagem.

O que os cristãos e cristãs devem levar em conta na hora de escolher seus candidatos? Quais os cargos que estarão em pauta nessa eleição? Quais as consequências têm o voto? Porque é importante conhecer as propostas do candidato? Essas e outras questões são também expostas no material.

A Comissão Sociopolítica reforça que a intenção dessa campanha não é sobrepor à consciência dos diocesanos, indicando em quem votar, mas o comprometimento em oferecer elementos e subsídios para o necessário discernimento neste contexto eleitoral.

Vídeo 1

Vídeo 2